Cultura

Estreia do Projeto Elo, de Fábio Cadore e Túlio Freitas, é uma celebração à amizade

Uma celebração muito positiva, como forma de expressar o carinho que é próprio das verdadeiras amizades. Essa é a pegada que os cantores e compositores Fabio Cadore e Tulio Freitas imprimem sobre o cenário musical nessa quinta-feira, 7 de outubro, com o lançamento do Projeto Elo, que estreia em todas as plataformas musicais (clique para acessar). Na forma de um álbum, o trabalho surgiu como uma homenagem ao amigo e parceiro de composições Caio Rodrigues, que ambos tinham em comum e que morreu em 2020, vítima da Covid-19.

Camaradagem

Mixado e masterizado por Cadore, o álbum foi gravado em formato acústico com uma profusão de violões, guitarras e sintetizadores que são conduzidos no melhor estilo folk-pop. Das cinco canções do projeto apenas Chama, que foi composta logo após a morte de Caio, é de autoria de Cadore e Freitas. As demais foram criadas pelo trio de amigos nas sessões de boa camaradagem que viveram.

De acordo com Cadore, as composições surgiram de forma espontânea ao longo dos anos. “Muitas diferem do estilo que temos em nossas carreiras-solo, mas sentimos que estavam maduras para chegar ao público. A perda do Caio acentuou o sentido de urgência, além de despertar a vontade em comum de homenageá-lo com esse trabalho”, diz.

Tulio destaca que esta é a oportunidade para que o público conheça um projeto que se desenvolveu com muito carinho e cuidado. “O formato que escolhemos para as gravações, privilegiando instrumentos acústicos, traz um clima mais intimista e permite um sentido de unidade “, explica.

A dupla

Natural de Belo Horizonte, Tulio Freitas é cantor e compositor. Idealizador da banda mineira Maghi, figurou na cena do pop rock nacional entre os anos de 2007 e 2015, fazendo shows e tocando em rádios de todo o Brasil, tendo, inclusive, recebido o Prêmio Mineiro da Música Independente. Em 2020, deu início à carreira solo, lançando o single Lockdown, produzido por Tadeu Patolla.

Fabio é paulistano, cantor, compositor e multi-instrumentista. Com concertos para milhares de pessoas na Coreia do Sul, além de parcerias com grandes nomes da música mundial — como Leny Andrade e Fito Paez —, o músico tem na bagagem quatro discos autorais lançados no Brasil, América Latina e Ásia e uma indicação ao Prêmio Gardel, a premiação musical mais importante da Argentina.

O Projeto Elo fará o lançamento de uma música por mês, com Chama estreando em todas as plataformas musicais já a partir desta quinta, 7. Produzido pela La Luna Filmes, o videoclipe do trabalho pode ser acompanhado pelo canal do projeto no YouTube.