Pets

Não compre! Adote um pet

De acordo com levantamento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) realizado em 2015, naquele ano, a capital abrigava cerca de 35 mil cães e gatos abandonados em suas ruas. A Associação Protetora de Animais de Contagem (Apac MG) estima que, em função da crise econômica, esse número tenha se elevado em 30%.

A situação configura um grave problema de saúde pública que pode ser reduzido, caso as pessoas optem pela adoção de animais, ao invés de comprá-los. Preferindo essa alternativa você ainda ganha ao exercitar os seus bons sentimentos ao criar a oportunidade para que um animal abandonado encontre um lar.

Veja abaixo algumas instituições onde você pode procurar pelo seu novo melhor amigo!

Caso você não tenha disponibilidade para a adoção, ainda assim pode apoiar as instituições com doações de materiais diversos e até com o trabalho voluntário.

(Clique sobre o nome da instituição para acessar o site ou a página no Facebook)

  • Cão Viver
    Exige entrevista com os candidatos à adoção e cobra uma taxa de R$50 a título de contribuição para as vacinas que são aplicadas nos animais abrigados.
    Sediada em Contagem.
  • Projeto Cãomer
    Com sede no bairro Jardim Canadá, o Projeto Cãomer organiza feiras periódicas de adoção.
    Telefone: 31 99492 6049.
  • Sociedade Mineira Protetora dos Animais (SMPA)
    Fundada há 93 anos, a SMPA atua com voluntários que resgatam os animais e os conduzem para a insituição, a partir de onde eles são direcionados para os adotantes.
  • Centro de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte 
    Segundo informações do próprio órgão, o Centro de Zoonoses da PBH recolhe diariamente cerca de 20 animais nas ruas da capital que são encaminhados diretamente para a adoção ou repassados a outras instituições.
    Fica na Rua Pernambuco, 237, Funcionários.
    Telefone: 37 3277 6357.
  • Projeto o Lobo Alfa
    Esse projeto está presente em vários estados brasileiros, inclusive em Minas Gerais.
    A instituição passa várias informações que são bastante úteis a quem pretende adotar um animal de estimação, disponibilizando, inclusive, uma página no site com dicas para os tutores de primeira viagem.

Página produzida com a colaboração de Luciana Frahia que está sempre atenta para as necessidades dos animais abandonados.

Todas as informações adicionais relativas aos animais e aos procedimentos de adoção são de inteira responsabilidade das instituições mencionadas, cabendo à colaboradora e ao jornal Comunidade Ativa apenas o papel de reunir os dados nesta página.