Cidadania

Sete sites que protegerão você das notícias falsas

Por mais incrível que pareça, cada vez mais, a mentira vem alongando os passos e favorecendo somente a quem se serve dela para conquistar a opinião pública ou simplesmente para conturbar a sociedade. Por isso, cabe ao cidadão sempre buscar esclarecimentos sobre qualquer informação que apresente um relato de algo absurdo ou que contrarie aquilo que corresponda à que é amplamente divulgado por meio da imprensa formal ou diretamente pelas instituições e por pessoas reconhecidamente idôneas.

É fato que em uma época em que o próprio absurdo passou a fazer parte da realidade, às vezes é difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso. Por isso, o Comunidade Ativa selecionou sete sites que podem lhe ajudar nessa tarefa.

Confira!

1. E-Farsas

O E-Farsas é um dos primeiros sites checadores de notícias criados no Brasil. Fundado em 2001 pelo analista de sistemas Gilmar Henrique Lopes, desde então vem avaliando boatos que são difundidos pela web diariamente.

Além da própria pauta, o site também aceita pedidos para a apuração da veracidade das informações.

2. Boatos

Criado em 2013 pelo jornalista Edgard Matsuki, o Boatos conta hoje com a participação de mais três profissionais do jornalismo — Carol Lira, Kyene Becker e Raiane Gonoli — que, junto com o fundador do site, se dedicam a investigar se informações diversas que circulam pelos meios eletrônicos são verdadeiras.

3. Agência Pública – Truco

A Agência Pública foi fundada em 2011 como uma organização sem fins lucrativos que reúne jornalistas e que, originalmente, tinha o objetivo de checar notícias relacionadas à administração pública e à defesa dos direitos humanos. Atualmente, se transformou em um site de jornalismo investigativo que se dedica a aprofundar em questões polêmicas que são motivo de notícias falsas e de informações deturpadas.

4. Agência Lupa

A Agência Lupa foi criada em 2015 e é a primeira de checagem de notícias que foi formalizada no Brasil para atuar junto a um órgão de imprensa. No caso, ela está ligada ao site da Folha de S. Paulo.

5. Fato ou Fake

O Fato ou Fake é o braço de checagem de notícias do Grupo Globo e é composto por jornalistas da Rede Globo de Televisão, da GloboNews, do site G1, da rádio CBN, da revista Época e dos jornais Extra, O Globo e Valor Econômico.

6. Checamos

O site Checamos, da Agence France-Presse (AFP), a agência de noticias francesa, se dedica a verificar relatos sobre informações veiculadas no mundo inteiro. Em sua versão brasileira mantém um espaço destinado ao nosso país, mas também permite que notícias relacionadas a todos os continentes também sejam checadas.

7. Fake Check

Criado e financiado em conjunto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), também da USP, o Fake Check é uma ferramenta que faz a busca na internet sobre a informação que precisa ser chegada. Nesse sentido, ele cruza outras informações existentes na web, buscando identificar se o que está sendo divulgado é verdadeiro ou falso.

Se você tiver dúvida sobre a veracidade de qualquer notícia, basta copiar o texto e colar no campo apropriado do site que ele fará a busca para você.

Use o bom senso

Além de utilizar a ferramentas sugeridas, para identificar uma notícia falsa — a famigerada Fake News, sobre a qual tanto se fala ultimamente — você também pode utilizar o seu bom senso. Comece desconfiando de tudo aquilo que para você parece absurdo ou fora da realidade. Também duvide de algo que não tenha sido amplamente divulgado pelos canais convencionais de informação e converse com outras pessoas a respeito.

Atualmente, organizações e indivíduos interessados na disseminação de notícias falsas estão criando canais que chamam de alternativos e que se dizem os portadores da verdade. Desconfie dessas invenções oportunistas.

Outra dica é buscar o contexto e a data relacionadas a determinada publicação. Muitas vezes um fato verdadeiro é tirado de seu contexto original ou publicado em data muito posterior a quando ele realmente aconteceu, buscando, com isso, criar uma sensação falsa no leitor.

Tenha atenção para as manchetes. Hoje em dia, com muitos sites querendo alcançar cliques a qualquer custo, o que fazem interessados na remuneração que a publicidade proporciona, há uma enorme quantidade de títulos chamativos para matérias que só foram criadas para fisgar o leitor. Ao mesmo tempo, existem aqueles títulos que fazem afirmações de duplo sentido ou pouco claras, que podem enganar o leitor que não buscar se informar sobre a verdade ou sobre a mentira contidas no que está escrito.

Por fim, se desconfiar da veracidade de algo, não compartilhe. Mais do que isso, quando tiver certeza de que a notícia é falsa, procure esclarecer quem lhe enviou a informação, evitando assim que a pessoa continue enganada e, pior ainda, que ela continue espalhando a enganação.