Cultura

5 sites para quem curte filmes e séries

Se você é está sempre buscando alguma dica de um bom filme para assistir ou de uma série para maratonar ou se gosta de conhecer mais sobre a vida de artistas e de diretores e sobre outros assuntos do cinema e da TV, segue uma lista com cinco sites que vão lhe ajudar bastante nessas tarefas. Desde informações detalhadas voltadas para cinéfilos profissionais e amadores a curiosidades e erros sobre as produções, você vai encontrar um vasto conteúdo sobre o universo da sétima arte.

1. IMDB

O Internet Movie Data Base (IMDb) possivelmente é o site mais completo sobre filmes e series que está disponível na atualidade. Com uma versão mais simples para o visitante eventual, que permite consultas superficiais e que não exige cadastro, e com outras mais elaboradas, preparadas para assinantes, que podem se cadastrar inclusive gratuitamente, oferece uma imensa gama de informações sobre praticamente tudo o que já tenha sido filmado oficialmente até hoje. Entre outros conteúdos, a versão Pro do site, que é paga, inclui notícias sobre negócios relacionados ao cinema, sobre produções em desenvolvimento, que não estão disponíveis no site convencional, e até mesmo os contatos de produtoras e de profissionais do cinema e da televisão.

É realmente impressionante o volume de informações que o site contém. Da mesma forma que é possível encontrar dados sobre grandes produções cinematográficas, também há conteúdo relacionado a obras locais e até mesmo a novelas de todo o mundo.

Por isso, há quem diga que no IMDb é possível localizar qualquer produção que tenha registro formal nos países de origem ou sobre profissionais que tenham participado delas formalmente.

Outra grande utilidade do site está na possibilidade de ler opiniões de outros visitantes, inclusive de crítico especializados, sobre as produções. Com base nestas opiniões, o site estabelece uma métrica de notas que variam de 0 a 10, o que é muito útil para filtrar o que se deseja assistir. O filtro também mostra a popularidade que o filme está alcançando em dado momento.

Também disponível em aplicativo para smartphones e tablets, o IMDb funciona inclusive como uma plataforma de suporte ao entretenimento ou ao estudo do cinema. Nesse sentido, permite que o visitante crie um arquivo pessoal de produções já assistidas, com espaço para anotação das impressões, e uma lista daquilo que a pessoa deseja assistir em algum momento.

E tem muito mais. Entre fotos sobre as filmagens, seção de perguntas e respostas sobre as produções e ficha técnica detalhada, há até a possibilidade, por exemplo, de o leitor interagir com os produtores do conteúdo e participar da edição da página, sugerindo de maneira dinâmica e ativa correções de falhas e inclusões de outros dados que porventura estejam faltando.

Mesmo o site sendo produzido em inglês, você pode visitá-lo com tranquilidade pelo computador, uma vez que a tradução pode ser feita sem nenhuma dificuldade. Pra isso, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer porto do texto e escolher a opção Traduzir para o português na janela que abri.

2. AdoroCinema

O AdoroCinema pode até ser visto como um IMDb simplificado, com formato mais objetivo. Apresentando ótima qualidade, o site privilegia as notícias relacionadas ao cinema e também inclui críticas interessantes sobre as produções.

O conteúdo apresentado também é vasto. Por ser produzido no Brasil, uma grande vantagem do AdoroCinema está na atenção especial que é dada ao que ocorre por aqui no que diz respeito às exibições. Por exemplo, o site apresenta os filmes que serão exibidos na programação da televisão aberta brasileira, o que pode ser uma mão na roda para quem prefere os filmes da TV.

Pertencente ao grupo francês AlloCiné, de informações cinematográficas, além do Brasil, o site tem versões próprias do México, na Alemanha, da Turquia, da Espanha e, claro, da França, o que denota a grande dimensão e a seriedade do projeto. Também disponível nos sistemas iOS e Android, para celulares e tablets, mantém um sistema de métrica de qualidade das produções semelhante ao do IMDb, que é baseada nas opiniões dos leitores. Porém, nesse aspecto e preciso considerar que, como a maior parte das visitas está restrita ao Brasil, naturalmente o número de avaliações é menor, o que resulta em uma métrica menos abrangente do que o primeiro site.

Mas, esse aspecto nacional permite outras funcionalidades bem legais. Por exemplo, compartilhando o perfil pelo Twitter e pelo Facebook, é possível criar comunidades de amigos que gostam de cinema. Também dá para organizar listas de filmes e cadastrar as salas de cinema preferidas. Assim, fica fácil descobrir a programação de cada um delas.

O site oferece ainda a oportunidade de seguir pessoas mais aficionadas pelo cinema e uma série de outras funcionalidades que merecem ser exploradas.

3. Omelete

Sem rodeios e sem se preocupar tanto com os aspectos artísticos e técnicos das produções, o Omelete é ideal para quem busca somente a diversão que os filmes e as séries oferecem. Funciona mais ou menos como aquela conversa com o amigo que está sempre assistindo alguma coisa e que tem disposição para passar dicas.

Nesse sentido, o site, que também trata de assuntos ligados ao mundo da música e dos games, apresenta sinopses sobre as produções e críticas mais despojadas, que não tentam influenciar muito a decisão do leitor em assistir ou não o filme em análise. Além do conteúdo escrito, por meio do Omeleteve, no YouTube, os responsáveis pelos conteúdos também se dedicam a falar de forma mais detalhada sobre as produções e sobre artistas, fazendo isso de uma forma leve e descontraída.

4. Críticos

Por outro lado, se você encara o cinema com maior seriedade e gosta de se orientar por críticas mais consistentes, vale a pena conhecer o Críticos . Produzido pelos críticos de cinema Marcelo Janot, Luiz Fernando Gallego e Maria Caú e com a participação de convidados, o site apresenta críticas e artigos que dão uma visão mais elaborada das produções.

Nesse sentido, é preciso considerar que, por mais especializadas que sejam, as críticas são opinativas e podem não coincidir com as impressões pessoais dos leitores, o que pode ser vantajoso. Afinal, é sempre interessante confrontar opiniões e considerar novas visões. Além disso, mesmo sendo simples na apresentação e sem excesso de sofisticação na escrita, há no site uma tendência natural em ser bastante seletivo com relação à qualidade do que analisa.

Isso significa que a maior parte das críticas trata de produções que primam pelo cinema muito mais como arte do que como uma indústria de entretenimento. Isso significa que se você está em busca de considerações sobre Woody Allen, por exemplo, poderá encontrar uma boa quantidade de textos no site. Porem, se o seu interesse maior é pelo  Universo Marvel, Críticos não é o site mais indicado.

5. Movie Mistakes

Por fim, um site curioso, que você pode entender como um bônus desse post. Como o próprio nome indica, o Movie MistakesErros de Filmes, na tradução —não está muito preocupado com as produções em si. Em vez disso, se dedica a encontrar as mancadas que diretores, continuístas, editores, roteiristas e até mesmo os atores possam ter cometido durante alguma gravação.

De fato, o site não é muito útil para quem quer encontrar novidades e indicações, mas pode ser bastante divertido. A parte chata está no volume excessivo de publicidade, o que incomoda a navegação, principalmente quando é feita por celular.

O site também é em inglês, mas pode ser traduzido com facilidade diretamente pelo navegador.