Pets

Resgate da cachorrinha Amora denota a importância de comissão da Amoran

Para facilitar ações de atendimento a cães e a gatos em situação de rua, em 2019, um grupo de moradoras e de empresárias do Anchieta se reuniu em torno da criação da Comissão para Assistência Animal (CAA), da Amoran. A primeira missão do grupo foi tratar e buscar adoção para a Txutxuca, uma cachorrinha SRD que foi atropelada no bairro e que, por pouco, não perdeu à vida.

Felizmente, a história da Txutxuca, que foi contada na edição nº 129 do Comunidade Ativa, teve um final feliz. Depois dos primeiros socorros oferecidos pelas veterinárias da clínica Txutxucão e de passar por um rigoroso tratamento, que foi todo custeado pelas apoiadoras do CAA e incluiu uma cirurgia para a necessária amputação de uma das perninhas, a cachorrinha respondeu muito bem aos cuidados recebidos e, curada, foi adotada.

Desde então, a CAA vem acolhendo ideias e buscando atender às necessidades mais simples de animais de rua. Porém, já na primeira semana do ano, as apoiadoras da Comissão novamente foram apresentadas a um grande desafio, de buscar para outra cachorrinha um destino tão feliz quanto a Txutxuca teve a sorte de encontrar.

Missão Amora
Amora foi encontrada imóvel em um jardim, em péssimas condições (Foto Stael de Lima)

Provavelmente uma terrier brasileira — raça popularmente conhecido como fox paulistinha —, no último dia 7, a cachorrinha foi encontrada na Rua Francisco Deslandes, no Anchieta, pela moradora Stefânia de Lima. Deitada em um canteiro, ela estava em péssimas condições e, possivelmente, corria risco de morrer. Stefânia acionou a CAA, que, sem demora, providenciou o resgate e encaminhou o animal para a Clínica Veterinária Carlos Prates, no bairro de mesmo nome, onde foram dados os primeiros socorros e realizado o diagnóstico para a série de tratamentos necessários.

Segundo a médica veterinária Marcela Piassi, que está cuidando da Amora, o estado da cachorrinha é tão crítico que sequer foi possível identificar a raça com precisão. Contudo, há indícios de que ela tenha servido como reprodutora em algum canil, o que denotaria ser de raça pura. A veterinária identificou múltiplas fraturas na região da bacia da cachorrinha, o que impede que ela ande.  Além disso, foram diagnosticados quadros de anemia intensa e uma infecção uterina, que exige que uma cirurgia seja realizada com urgência. Outra cirurgia futura deverá ser feita para corrigir as fraturas.

Na clínica ela recebeu sangue e outros tratamentos. Assim que possível, passará por uma cirurgia para curar uma infecção uterina e para corrigir a fratura na bacia (Foto: Clínica Carlos Prates)

Já com o nome de Amora — que recebeu como uma homenagem à Amoran —, a cachorrinha iniciou os tratamentos, que começaram com uma transfusão de sangue. Logo que ela estiver estabilizada, passará pelas intervenções cirúrgicas.

De acordo com Stael de Lima, integrante da CAA, no momento a Comissão está mobilizada para custear as despesas com a clínica. “Toda a comissão se mobilizou e nós conseguimos montar dois kits com cosméticos, bebidas e outros itens, que serão sorteados entre as pessoas que quiserem nos ajudar a pagar as despesas. Mas, a gente precisa também encontrar um lar temporário para a Amora ou, melhor ainda, uma adoção definitiva”, diz Stael.

Importância da CAA

Para Carlos Alberto Rocha, presidente da Amoran, esta ação denota a importância de uma comissão como a CAA. “Além de representar uma atitude de compaixão, que é tão necessária nos dias de hoje, também é importante compreender a assistência aos animais de rua como um cuidado que a população tem como ela mesma. Afinal, abandonados nas ruas os bichos podem se transformar em vetores de doenças, inclusive de zoonoses, que oferecem sérios riscos para os humanos”, considera.

Carlos Alberto explica que a CAA funciona de forma independente e todas as realizações do grupo ocorrem graças à boa vontade e à disposição das integrantes em ajudar os animais. “No momento, a Amoran não disponibiliza nenhum recurso material à Comissão. Além de estimular a mobilização em torno das causas dos animais, procuramos dar visibilidade às ações. Contudo, percebemos que este é um movimento importante de cidadania e esperamos que ele seja acolhido por mais pessoas. Inclusive por aquelas que se dispuserem a ajudar pontualmente, em situações como a da Amora”, diz.

Se você deseja contribuir com o tratamento da Amora ou se deseja obter mais informações sobre a CAA, envie mensagem para o WhatsApp 31 2555 5399 ou email para amoran@amoran.net.