Cidadania

Estão abertas as inscrições para o Fies 2021

Com 93 mil vagas, a partir de hoje, 26, estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. Mas, atenção: são apenas quatro dias para garantir o financiamento federal em cursos de nível superior em escolas privadas. As inscrições serão encerradas na sexta, 29.

Como se inscrever no Fies

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo portal do Fies e servirão para uma pré-seleção, cujo resultado será divulgado no próximo dia 2 de fevereiro. Os candidatos que forem pré-selecionados serão chamados para completar os dados de inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

Porém, quem não for selecionado nesta primeira etapa não deve desanimar. Será aberta uma lista de espera, que cria a possibilidade e novos chamamentos entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março.

Nos dois casos, é preciso ficar atento, pois tanto o chamado dos candidatos pré-selecionados quanto o dos que estiverem na lista de espera será feito uma única vez. Da mesma forma como ocorre com os aprovados na pré-seleção, os candidatos da lista de espera também deverão fazer o complemento da inscrição no Fies no prazo de três dias, a contar da divulgação da aprovação no site FiesSeleção.

Portanto, é importante acompanhar as listas de aprovação.

Como funciona o Fies

Criado pelo Governo Federal em 1999 e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fies busca dar acesso ao crédito estudantil para quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por membro da família e que tenha participado de pelo menos uma edição do Enem, a partir de 2010. O candidato não pode ter zerado a nota da redação e deve ter obtido, pelo menos, média de 450 pontos nas provas.

Desde 2018, são ofertadas duas modalidades de crédito. O Fies propriamente dito, que é operado pelo MEC, não cobra juros sobre o financiamento, que terá percentual máximo definido pela renda familiar e pelos que é cobrado pela instituição de ensino. A segunda modalidade, do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), é operada por bancos participantes e incorre em cobrança de juros.

No dia 25, foram publicadas no Diário Oficial da União as regras referentes ao Fies que será liberado no segundo semestre deste ano. Contudo, as datas de inscrições ainda não foram definidas, o que deverá ocorrer a partir de publicação específica.

Esclarecimento de dúvidas

O Portal Fies apresenta todas as informações sobre as inscrições e sobre critérios de seleção, que estão respondidas em detalhes em um a página de “Perguntas Frequentes”. O MEC ainda disponibiliza o telefone 0800-616161e um formulário de contato para esclarecimento de dúvidas.

Mas, atenção: considerando a possibilidade de haver grande volume de acessos, o Portal do Fies vem apresentando lentidão, o que foi confirmado pelo Comunidade Ativa na manhã do dia 26. Sendo assim, é recomendável que as inscrições sejam feitas o mais breve possível, não ficando para a última hora.

Ainda, como o registro no Portal deve ser feito a partir de uma conta do tipo “gov.br”, para acelerar o processo na hora da inscrição no Fies, também convém antecipar esse cadastro preliminar, que é feito pelo site específico de acesso do Governo Federal.

Agora que você já tem todas as informações, mãos à obra e boa sorte na liberação do Fies!