Saúde & Qualidade de Vida

Último Boletim Epidemiológico da PBH divulgado nesta terça revela uma leve melhora dos índices da Covid-19 na capital

De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 193, divulgado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) na tarde dessa terça-feira, 26, todos os índices que avaliam a epidemia na capital tiveram uma melhora, com relação aos registrados no dia anterior. A Taxa de Transmissão passou dos 0,98 na segunda-feira para 0,97, significando que para cada 100 infectados o vírus o vírus é transmitido para outras 100 pessoas.

Permanecendo abaixo de 1, o que o situa na faixa verde de avaliação, esse índice passa a ser considerado um indicador de desaceleração da Covid-19 na cidade. Isso porque o número de novos infectados tendem a diminuir, com menor taxa de contágio.

A ocupação dos leitos de UTI, que no dia 25 estava em 86%, passou para 80%, mas ainda permanece na região vermelha, que indica situação de alerta máximo. A ocupação de leitos de enfermaria destinado a pacientes portadores do coronavírus, por sua vez, abaixou de 64,1% na segunda para 62,5%, permanecendo na região amarela de avaliação.

Na comparação com a segunda-feira, 25, os índices divulgados pela PBH apresentaram leve melhora (Imagem: Reprodução/PBH)

Em reunião com dirigentes de organizações representativas do comércio belo-horizontino, realizada na quarta-feira, 20 de janeiro, e que contou com a presença do prefeito Alexandre Kalil, o secretário Municipal de Planejamento André Reis destacou que Belo Horizonte viveu o pior momento da pandemia desde o início, em março, o que forçou a um novo fechamento dos estabelecimentos considerados não essenciais. Entretanto, o secretário reforçou que, assim que os índices permitirem, a cidade será reaberta.

“Tão logo os indicadores permitam, retomaremos a flexibilização. A prioridade do Município continua sendo a vida. A Prefeitura, mais do que ninguém, quer a retomada do comércio, mas quer fazê-lo de forma segura. É muito importante registrar que a medida não trata de culpar o comércio ou qualquer setor econômico pela explosão de casos. Não se trata de fazer o fechamento do comércio pelo fato de identificá-lo como o responsável pelo surto de contaminação. O que fazemos, neste momento, é retirar o máximo de pessoas de circulação tendo em vista que nunca tivemos um contingente tão grande de pessoas contaminadas na cidade”, afirmou o secretário.

A melhora nos índices pode ser vista como um indicativo de acerto nas estratégias de precaução da PBH. Cabe à população manter o próprio papel de responsabilidade diante da pandemia, assegurando que o uso de máscaras permaneça, que o distanciamento social seja mantido e que os cuidados com a higiene, principalmente das mãos,  ocorram com o máximo rigor.