Saúde & Qualidade de Vida

PBH alerta para os critérios de agendamento da vacinação e para golpes que estão sendo aplicados

Na manhã desta terça-feira, 9, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) emitiu um alerta sobre a possiblidade de golpistas estarem usando a campanha de vacinação para aplicarem golpes na população. Para evitar qualquer risco, a nota recomenda não abrir a porta ou receber nenhuma pessoa que se diga agente de vacinação sem que haja horário agendado. Mesmo com agendamento, é fundamental que a pessoa se identifique devidamente, antes de ser recebida.

De acordo com a PBH, de fato as equipes de vacinação contra a Covid-19 já estão em campo. Contudo, as visitas estão sendo agendadas previamente por telefone, após a realização de um cadastro.

A nota esclarece ainda que é falsa uma mensagem que está circulando nas redes sociais informando o cronograma vacinação por idade na capital. Todas as informações sobre a campanha em Belo Horizonte pode ser acessadas diretamente no portal da PBH.

O alerta diz ainda que a Prefeitura não envia códigos para celulares solicitando confirmação ou senhas de qualquer natureza.

Golpe do WhatsApp

Em janeiro, o Ministério da Saúde (MS) já havia alertado para a existência de um golpe que tenta clonar os aplicativos de mensagens por celular. Nesse sentido, o golpista envia uma mensagem se passando por agente do Ministério Público de Saúde (MP), que teria o propósito de agendar a vacinação. Em seguida ele solicita que o usuário do aplicativo informe um código de seis dígitos recebido por SMS.

De posse desse código, o golpista consegue clonar o WhatsApp da vítima. A partir daí, é possível que ele tente se passar pela pessoa e que comece a assediar os contatos com pedidos de depósitos bancários.

Tanto o MS quanto o MP destacaram que não realizam nenhum tipo de agendamento, o que está a cargo dos estados e municípios.

Vacinação em BH

De acordo com informação atualizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS) na segunda-feira, 8, , atualmente existem 220 postos de vacinação na capital. Das 193.820 doses recebidas do MS 160.559 foram distribuídas, sendo que 72.623 já foram aplicadas na primeira dose e 1.096 na segunda dose.

Pelo cronograma já estabelecido para a agenda de vacinação, está previsto que até o próximo dia 28 de fevereiro sejam vacinados os idosos residentes em Belo Horizonte que tenham 89 anos completos ou mais. Em circunstâncias excepcionais, será oferecida a alternativa da aplicação da vacina em domicílio.

Desde o dia 8, o cadastramento dos idosos que se enquadram nesta etapa da vacinação pode ser feita pelo telefone 156 — opção 2, de segunda a sexta-feira de 7h às 21h e finais de semana e feriados de 7h às 20 — ou por meio do formulário próprio da PBH (clique aqui para acessar). O cadastro pode ser realizado diretamente pelo interessado ou por um algum familiar ou amigo.

Após o cadastramento, a fim de agendar a data da vacinação em domicílio ou no posto de vacinação, a PBH realizará um contato por telefone. Para quem optar pela imunização em um posto de vacinação, a confirmação do local será feita na mesma ligação.

A PBH destaca que os critérios estabelecidos para a etapa serão atestados no posto de saúde ou durante a visita do agente aplicador, fazendo com que a vacina seja administrada em conformidade com o Plano Municipal de Vacinação. As orientações para o próximo grupo a ser vacinado serão divulgadas posteriormente, assim que forem recebidas mais doses de vacinas.