Sem categoria

Inscrições para os cursos gratuitos da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) abrirá as inscrições para as atividades da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura (ELA-Arena) para o período letivo de 2021. A iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, dará continuidade aos cursos de formação artística da Escola Expandida, que foram iniciados no ano passado. Em conformidade com as exigências de distanciamento social necessárias ao combate à pandemia da Covid-19, as aulas serão à distância.

Serão ofertadas cerca de 2 mil vagas nas áreas de artes visuais, audiovisual, bastidores das artes, circo, dança, design popular, gestão e produção cultural, música, patrimônio cultural e teatro. Também haverá encontros virtuais que farão análises sobre cultura da infância.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até dois dias úteis antes da aula inaugural de cada atividade. Os formulários de inscrição e a relação das atividades será disponibilizado na página da Fundação Municipal de Cultura (clique aqui para acessar). Todas as ações ocorrerão por meio Plataforma de Educação a Distância (EAD) da PBH.

No total, serão ofertadas mais de 90 atividades de formação artística e cultural, incluindo rodas de conversa, workshops, oficinas, laboratórios de pesquisa, minicursos e estudos complementares em cada uma das áreas. Ainda, haverá o módulo Transversal, que abordará conteúdos múltiplos das áreas contempladas pela ELA-Arena.

A idade mínima para os inscritos deve ser de 14 anos. De acordo com os organizadores, havendo número de inscritos maior do que o de vagas disponíveis, será realizado um processo de seleção, de acordo com os critérios que serão divulgados na ocasião.

De acordo com a secretaria Municipal de Cultura Fabíola Moulin, no ano passado, a ELA-Arena se adaptou às necessidades de distanciamento social e desenvolveu os recursos para dar continuidade ao projeto. “Felizmente, o modelo adotado gerou resultados positivos. Tivemos em 2020 mais de 200 atividades e 25 mil atendimentos virtuais. Agora, abrimos as inscrições para que mais pessoas possam realizar os cursos formativos da ELA-Arena, ofertados gratuitamente à população”, destaca Fabíola.

Escola Expandida e ELA-Arena

De acordo com a FMS, para se adaptar à nova realidade gerada pela Covid-19, a ELA-Arena desenvolveu a Escola Expandida, que adota as ferramentas do EAD, utilizando a plataforma própria da PBH. A ferramenta permite a interatividade entre instrutores e alunos e cria a possibilidade da troca de conhecimentos entre os participantes por meio dos encontros online, dos chats e dos fóruns.
Criada em 2014 a partir da consolidação do projeto Arena da Cultura, promovido há mais de 20 anos pela PBH, a ELA-Arena oferece cursos e oficinas em dez áreas culturais. Cada área é coordenada por agente responsável pela proposição, avaliação e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A ELA-Arena também dispõe de equipe pedagógica formada por profissionais que orientação os processos de formação, os conceitos e as metodologias que são seguidas nos curso.