Pelo bairro

Reunião com o Anchieta Garden Shopping atualiza informações sobre intervenções na Francisco Deslandes

Em videoconferência realizada na tarde desta terça-feira, 9, a representante da Tenco Shopping Centers, Liliane Guerra, e o novo superintendente do Anchieta Garden Shopping, Sérgio Ribeiro, passaram ao presidente da Amoran, Carlos Alberto Rocha, informações atualizadas sobre assuntos relacionados à presença do empreendimento no bairro.

OUS da Francisco Deslandes
No encontro virtual, em nome da da Tenco, Liliane Guerra fez a apresentação à Amoran do novo superintendente do Garden, Sérgio Ribeiro (Imagem: Reprodução)

O primeiro tema tratado foi o andamento da Operação Urbana Simplificada da Rua Francisco Deslandes (OUS-RFD), prevista como contrapartida à expansão do Garden e que foi estabelecida na Lei Municipal nº 10.954, de 2016. A lei foi definida pelo Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) após consulta à comunidade local, que ocorreu em audiência pública realizada em 2015 e que foi acompanhada pela Amoran.

Originalmente, a OUS-RFD previa quatro intervenções na região. A de maior relevância seria a implantação de uma ciclovia ligando a Francisco Deslandes à ciclovia da Rua Professor Moraes. Também estavam previstas a implantação de iluminação direcionada para pedestres ao longo da Francisco Deslandes, a instalação de oito abrigos de ônibus na região e a revitalização da Praça Marino Mendes Campos, que fica no final da rua, junto ao Parque Julien Rien.

Vale lembrar que, em 2016, a ciclovia foi suprimida da OUS-RFD, o que aconteceu a pedido de parte dos comerciantes da Francisco Deslandes. Entretanto, poderão surgir outras alterações na operação urbana, que vem sendo revisada pela PBH.

Acompanhamento da Amoran

O presidente da Amoran destaca que, em sintonia com a forma como vem atuando desde os primeiros momentos da implantação do shopping, a Associação também está atenta para a OUS-RFD. “Ao longo de 2020, a pandemia criou muita lentidão nos contatos com a PBH e com a própria Tenco, impedindo que atualizássemos de maneira satisfatória as informações relativas à execução das obras na Francisco Deslandes. Contudo, como denota a reunião realizada hoje, parece que as dificuldades de comunicação estão sendo superadas. Com isso, acreditamos que, em breve, teremos acesso aos pareceres da PBH sobre o cumprimento, ou não, do que a lei estabelece”, diz Carlos Alberto.

Segundo o presidente, além dos prazos de realização, o maior interesse no momento é o de compreender o que de fato será realizado. “Todas as intervenções previstas foram definidas como formas de compensar as alterações na rotina da região, que surgiram a partir da implantação do Garden. Portanto, elas são de interesse direto das pessoas que moram, que trabalham e que têm negócios não só no Anchieta, como também nos bairros vizinhos. Sendo assim, é indispensável que a comunidade possa conhecer de antemão qualquer alteração prevista na OUS. Só assim poderemos saber se o que será executado de fato compensará o impacto gerado pelo shopping na forma como estava prevista inicialmente. Vamos buscar esse entendimento e acreditamos que poderemos contar com a colaboração da Tenco nessa busca”, considera.

Novo superintendente

A reunião virtual também serviu para que o novo superintendente do Anchieta Garden Shopping fosse apresentado à Amoran. Sérgio Ribeiro assumiu o cargo em dezembro do ano passado e, segundo o que ele relatou, os primeiros meses de sua gestão foram dedicados às tratativas internas da administração do shopping, que, naturalmente, também teve que se adaptar às imposições da pandemia.

Entretanto, superada esta fase inicial, o superintendente destacou que há total disposição do novo quadro de administração para restabelecer a relações que o Garden sempre manteve com a comunidade local por intermédio da Amoran. Além disso, Sérgio informou que, dentro em breve, novas operações serão iniciadas no shopping, o que, segundo ele, trará motivo de satisfação para a região.

 


Colabore com a volta do Comunidade Ativa impresso, fazendo uma doação com qualquer valor.
Pelo Pix, use a chave casalbertorocha@gmail.com ou clique no botão abaixo para contribuir usando cartão ou boleto.