Cidadania

Campanha Doe Cobertores, da Amoran, começa nessa segunda! Participe!

Começa nesta segunda-feira, 26, a campanha Doe Cobertores, da Amoran, que tem como objetivo antecipar a coleta de doações para o inverno e direcioná-las para quem mais precisa. “Estamos iniciando a ação com antecedência justamente para evitar que a parcela da população em situação de rua que conseguirmos atender ou mesmo os moradores de comunidades que estejam enfrentando maior dificuldade no momento ainda tenham que passar frio, quando o inverno chegar. “Fazendo a coleta agora será possível distribuir os cobertores no momento correto, aliviando um pouco o sofrimento desse pessoal que, com ou sem pandemia, está sempre em dificuldade”, considera Carlos Alberto Rocha, presidente da Amoran.

Tradição

Carlos Alberto destaca que esta é uma iniciativa que vai ao encontro da tradição da Associação de mobilizar a comunidade dos bairros Anchieta, Cruzeiro, Carmo, Comiteco e Sion em torno de ações que possam minimizar as dificuldades que as pessoas mais pobres costumam enfrentar. “Recebemos essa convocação de uma apoiadora da Amoran, a Cássia Duarte, e prontamente a acatamos. De fato, não está ao nosso alcance solucionar as misérias que a população pobre é obrigada a enfrentar. Porém, nós podemos acionar as pessoas que estão próximas a nós e que têm disposição para ajudar e não nos furtamos a fazer isso. Felizmente, em todas as ocasiões que assumimos esse posicionamento fomos muito bem sucedidos e conseguimos levar algum alento para os menos favorecidos”, destaca o presidente.

De fato, historicamente a Amoran se empenha em campanhas dessa natureza. Em várias ocasiões foram feitas coletas de doações para atender famílias que sofreram perdas com as chuvas de verão e, por mais de um ano, foram coletadas chapas de Raio-X, doadas a Santa Casa de Belo Horizonte, que, por sua vez, vende o material para a reciclagem. “Mais recentemente, em 2020, a Amoran conseguiu angariar recursos suficientes para atender a 80 famílias das vilas Acaba Mundo, no Sion, e Pindura Saia, no Cruzeiro, com a doação de botijões de gás. Nós ficamos muito contentes por perceber que não falta solidariedade em nossa região. Sempre que acionamos a nossa comunidade ela responde com generosidade e acreditamos de que desta vez não será diferente”, diz Carlos Alberto.

Direcionamento

Parte do material coletado será distribuído para famílias que vivam em comunidades carentes, enquanto outra parte será entregue a ONGs que atuam junto à população em situação de rua. “Com o tempo, fomos adquirindo prática nesse tipo de ação e percebemos que o que podemos fazer de melhor é coletar as doações. Disponibilizando a Amoran como um ponto de recebimento dos materiais facilitamos a vida de quem mora ou trabalha por perto e se solidariza com o próximo, mas nem sempre tem tempo ou facilidade para agir. A etapa da distribuição ocorre de forma mais eficaz quando é feita por quem está próximo de quem precisa ou que é especializado na assistência social”, destaca Carlos Alberto.

De acordo com o presidente, nas campanhas voltadas para os afetados pela chuva, por exemplo, a Amoran encaminhou o material coletado para o Corpo de Bombeiros, que, por sua vez, direcionou as doações para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec). “A distribuição dos botijões de gás foi feita pelas associações de moradores das vilas contempladas. Agiremos da mesma forma com os cobertores. Assim, ficamos seguros de que o material chegará a quem de fato precisa”, diz Carlos Alberto.

Novos ou em estado de novo, higienizados e embalados

As doações poderão ser entregues de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Amoran, que é de 10h às 12h e de 14h às 16h. “Pedimos encarecidamente às pessoas que adiram a esta ação para que façam doações de cobertores novos ou de usados que estejam em bom estado e devidamente higienizados e embalados. Isso não só facilita a logística de distribuição como também demonstra uma consideração a mais pela pessoa que for usar o coberto. Além de aquecer o corpo de quem precisa também é necessário valorizar a dignidade dessas pessoas. Em nome de todas elas, já antecipo o agradecimento”, conclui Carlos Alberto.