Condomínios

Invista na gestão sustentável do seu condomínio. O meio ambiente e o seus condôminos vão agradecer!

Muito mais do que uma palavra da moda, a sustentabilidade é necessária em todos os segmentos da sociedade. Ela significa que um processo, qualquer que seja, tem condições de se manter por longo período, sem que isso signifique um peso que não possa ser suportado pelo meio ambiente, pela sociedade ou pela economia.

Esta é uma realidade que também deve fazer parte do planejamento dos condomínios. Afinal, como grandes consumidores que são, os condomínios que não pensam em ser sustentáveis têm grande potencial para causarem impactos muito negativos em vários níveis. Nesse aspecto, inclusive internamente, podem acarretar prejuízos para o próprio caixa, inviabilizando a gestão.

Para evitar que isso ocorra, existem soluções que preveem o uso eficiente dos recursos consumidos pelo condomínio. Como consequência, além de elas reduzirem gastos e de valorizarem o patrimônio dos proprietários, estimulam a adoção de boas práticas entre condôminos e funcionários.

Confira a seguir algumas dicas que ajudarão a manter a gestão sustentável do condomínio.

Implante a medição individualizada de água e de gás

Em uma sociedade sustentável a atenção com o consumo consciente deve ser uma constante. Ocorre que a plena percepção do consumo próprio se torna prejudicada quando as pessoas não têm meios para medir diretamente o quanto consomem individualmente.

Em um condomínio onde não há medição de água ou de gás individualizada esta situação é bastante frequente. Sem saberem o quanto consomem — e o quanto custa o próprio consumo — as pessoas acabam não se dedicando às estratégias de economia, o que pode prejudicar o consumo total.

Caso não existam, a saída está na implantação de medidores individualizados de água e de gás. Além de tirar esta conta dos custos do condomínio, o que provocará uma redução considerável no valor da taxa condominial, essa solução também estimulará as pessoas a terem maior cuidado na hora de consumir, tornando-as mais conscientes sobre a importância desse aspecto na vida delas mesmas e de toda a sociedade.

Monitore o consumo da energia

É possível implantar dispositivos de monitoramento que verificam a forma como a energia que está sendo comprada da distribuidora chega ao condomínio. Ao mesmo tempo, os equipamentos também acompanham os vários pontos de consumo existentes no condomínio — como elevadores, iluminação das áreas comuns, bombas d’água e outras instalações elétricas — permitindo detectar eventuais situações atípicas de consumo.

Com base nos dados apurados também é possível programar com maior exatidão as manutenções preventivas, evitando que ocorram surtos elétricos ou acidentes.

Use o sol a seu favor

Os aquecedores solares já não são tanta novidade e podem significar uma economia considerável, sobretudo para os condomínios que utilizam água quente em áreas comuns e que apresentam grande consumo — como naqueles que mantêm piscinas aquecidas.

Ainda que sejam mais recentes, os painéis fotovoltaicos também já estão bastante difundidos. Eles possibilitam ao condomínio utilizar uma energia completamente limpa e renovável, que representará uma economia de até 40% nas contas e garantirá uma relativa autonomia com relação às distribuidoras, evitando também os grandes impactos das bandeiras tarifárias.

Monitore a água

A vazão e os parâmetros de qualidade da água — como o pH e a turbidez — podem ser acompanhados por sensores que conseguem informar as condições do abastecimento nas unidades, verificando também qualquer anomalia no fornecimento. Assim, é possível manter constante avaliação do circuito hidráulico do condomínio, favorecendo o serviço.

Elimine ao máximo a papelada

Orçamentos, planilhas, contratos, ordens de serviço, entre outros documentos, são fontes frequentes de dor de cabeça. Além da necessidade do armazenamento físico, que nem sempre é funcional, também geram um consumo significativo de papel.

A informatização de todos os sistemas de gestão do condomínio permite que esse tipo de consumo, se não for eliminado completamente, seja nivelado ao mínimo.