Cultura

Estão abertas as inscrições para a Virada Cultural de BH 2021

As inscrições para a sexta edição da Virada Cultural de Belo Horizonte estão abertas até o próximo dia 20 de julho. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Instituto Periférico, o evento será realizado em setembro em formato totalmente digital.

Manifestações múltiplas

A programação do evento incluirá atrações de artes cênicas e visuais, audiovisual, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras digitais, gastronomia, intervenções em instalações urbanas, literatura, moda e design, música e outros segmentos indicados pelos candidatos, sendo aceitas propostas direcionadas ao público de todas as idades. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o objetivo dos organizadores é levar para espaços inovadores, com apresentações gravadas, sem público presencial, as ações que, em edições anteriores da Virada, foram realizadas em palcos instalados no hipercentro da capital

A Virada Cultural 2021 destina-se preferencialmente a acolher iniciativas de artistas de Belo Horizonte, mas também serão aceitas propostas da Região Metropolitana da cidade. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por representantes do poder público e da sociedade civil, que adotarão como critérios de seleção a relevância da proposta, a adequação técnica e estrutural à Virada e a viabilidade financeira e documental para a contratação.

Investimento na cultura

Serão selecionadas no mínimo 100 atrações para compor a programação. Os cachês são de até R$ 3 mil para cada uma delas. Segundo a SMC, o formato proposto segue as demandas do setor cultural da capital relacionadas a festivais públicos.

A secretária Municipal de Cultura e presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, diz que o festival injetará R$1,5 milhão na economia da cultura belo-horizontina. “Ao mesmo tempo, permitirá à população da cidade usufruir dos mais diferentes tipos de atrações, de forma segura, fomentando também espaços culturais da cidade”, considera a secretária.

A Virada Cultural de BH

De acordo a SMC, o evento é parte integrante da política pública de cultura da PBH, figurando como um dos mais importantes eventos culturais do município. A programação gratuita inclui múltiplas linguagens artísticas no campo das artes cênicas, visuais e plásticas, da cultura popular, da literatura, da moda, do design e da música, entre outras, com as atividades acontecendo durante 24 horas ininterruptas.

A SMC destaca que a premissa do evento é de democratizar o acesso à arte e à cultura e estimular a criação de público para os artistas da cidade. De acordo com a Secretaria, as cinco edições anteriores da Virada reuniram 15 mil artistas e profissionais da cultura que realizaram 2.445 atrações, com alcance de mais de 2,2 milhões de pessoas. A última edição, realizada em 2019, teve 26 horas de programação, com mais de 440 atrações, e alcançou público de cerca de 520 mil pessoas nos 25 espaços do evento.

As inscrições para a Virada Cultural 2021 devem feitas por meio de formulário disponível no site da PBH (clique aqui para acessar), onde também está disponível o regulamento de participação. As propostas serão recebidas até as 23h59 do dia 20 de julho.