Cidadania

Procon Assembleia destaca risco à proteção de dados existente em embalagens de encomendas

O Procon Assembleia vem alertando os consumidores para tomarem um cuidado especial na hora de descartar as embalagens de encomendas recebidas pelo correio ou por serviços de entrega. Segundo o órgão, informações contidas nas etiquetas de endereçamento das remessas — como nome, endereço e CPF — podem ser de interesse de golpistas, que estão sempre à espreita de dados de potenciais vítimas. O mesmo alerta vale para o descarte de correspondências que contenham tais informações — como contas de água, luz, internet, TV por assinatura e comunicados de bancos, por exemplo.

“A maioria das pessoas simplesmente joga as embalagens e as correspondências no lixo, sem se darem conta de que seus dados estão impressos ali de forma clara”, destaca o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. Segundo Barbosa, os dados pessoais ali contidos podem ser usados por criminosos em cadastros fraudulentos, na clonagem de cartões de crédito, na falsificação de documentos, na obtenção de empréstimos ilegais e até para abrir contas bancárias fantasmas, o que pode criar sérios transtornos.

“O lixo, quando vai para a rua, está disponível para qualquer pessoa. Por isso é muito importante tornar as etiquetas das correspondências ilegíveis a fim de evitar problemas”, recomenda Barbosa. O coordenador ressalta ainda que as notas ficais que normalmente vêm presas em saquinhos plásticos colados à embalagem também não podem ser esquecidas. Precisam ser retiradas e guardadas.

Além de serem um documento que atesta a propriedade do produto adquirido, também incluem informações que precisam ser mantidas em sigilo.