Cultura

A bailarina Cláudia Mota será destaque no 26º Festival de Inverno de Congonhas

Estão abertas as inscrições para as oficinas do 26.º Festival de Inverno de Congonhas, que acontecerá em formato virtual entre os dias 15 e 29 de agosto. De acordo com os organizadores, o evento contará com mais de 60 atrações artísticas e culturais, incluindo shows, espetáculos de teatro e dança, além das oficinas de formação que serão ministradas por artistas locais e também com reconhecimento nacional.

Um dos grandes destaques desta edição fica por conta da primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e jurada fixa do Super Dança dos Famosos, Globo, que ministrará uma das oficinas. A coreógrafa Arielle Macedo, que desenvolve as coreografias da cantora Anitta, também será uma das atrações. No âmbito da  música o cantor, multi-instrumentista e produtor musical César Santos, além de outros artistas, também brindará o público com seus conhecimentos. Outros temas também serão trabalhados ao longo da programação (confira a seguir).

Missão nobre

De acordo com o secretário de Cultura de Congonhas, Jean Angelo de Oliveira, a realização do 26º Festival mantém vivo um evento que é muito importante para o município. “Os festivais de inverno, que têm destaque em diversas cidades do interior de Minas Gerais, cumprem a nobre missão de trazer ao público os talentos regionais, as pratas da casa, além de artistas de destaque na cultura nacional. Em Congonhas, cidade que tem sua efervescência religiosa, cultural e turística, queremos manter ainda mais vivo neste momento de pandemia o nosso festival, buscando proporcionar momentos de alegria e de entretenimento a todos”, diz o secretário.

Esta edição terá como homenageado o músico congonhense Gustavo Procópio, que morreu em 2 de maio, vítima da Covid-19. Além de um documentário sobrea vida do artista, mais de 35 shows, oito espetáculos teatrais, quatro de dança, três bate-papos com grandes artistas e 12 oficinas comporão as atrações do evento.

Multiplicidade

De acordo com João Sabará, curador do Festival de Inverno de Congonhas, a programação foi pensada de forma a apresentar toda a multiplicidade artística de Congonhas, que será mesclada com o que é produzido nacionalmente. “Nosso festival é norteado pensando em agradar a adultos, jovens e crianças. Queremos apresentar ao público o rico elenco de artistas e intelectuais da cidade de Congonhas e também grupos de reconhecimento nacional e mundial, que, em breve, serão divulgados em nossa programação. No escopo de oficinas, oferecemos uma diversidade temática. E, sendo toda online, damos a oportunidade de a população congonhense e de fora da cidade participar”, destaca o curador.

As atrações serão transmitidas pelos Facebook  e pelo Youtube da Prefeitura de Congonhas . A programação artística completa será disponibilizada no início do mês de agosto.

Inscrições

As inscrições para as 12 oficinas gratuitas do 26.º Festival de Inverno de Congonhas permanecerão abertas até  o dia 10 de agosto. As aulas serão transmitidas pela plataforma digital Google Meet. os interessados podem se inscrever por meio de formulário disponível no site da Prefeitura de Congonhas.

Clique aqui para se inscrever.

Programação das Oficinas
  • Ballet Clássico – aula prática com Cláudia Mota (primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Jurada fixa do Super Dança dos Famosos da Rede Globo). Dias: 16 e 17 de agosto, às 17h.
  • Produção cultural – com Bruno Regenthal e Joseane Nogueira. Dias: 16, 17 e 18 de agosto, às 17h.
  • Customizar – Repensar as roupas é necessário – com David Maia. Dias: 18 e 20 de agosto, às 17h.
  • Lanches saudáveis – com Katia Zschaber. Dia: 19 de agosto, às 17h.
  • Mitologia africana – Redescobrindo heróis – com Silnara Faustino e Zivanildo Lima. Dias: de dia 23 a 27 de agosto, às 17h.
  • Práticas de sucesso com recursos de incentivos fiscais em projetos culturais – com Quim Cordeiro. Dia: 23 de agosto, às 17h.
  • Dance Clip com Arielle Macedo – coreógrafa e bailarina da cantora Anitta. Dia: 24 de agosto, às 17h.
  • Teatro Lambe Lambe – A lenda da noiva – com Nathália Rezende, com Janice Miranda e José Paulo Osório. Dia: 26 de agosto, às 17h.
  • Oficina de Música – O guitarrista completo – com César Santos, cantor, multi-instrumentista e  produtor musical. Dias: 24 e 26 de agosto, às 17h.
  • Slime – com Tio Ramon. Dia: 27 de agosto, às 17h.
  • Fotografia de moda – com Davidson Reis. Dia: 25 de agosto, às 17h.
  • Pense verde – com Meyre Pinto. Dia: 26 de agosto, às 17h.
  • Brincando com modelagem – , com Lilian Santos. Dia: 25 de agosto, às 17h