Pelo bairro

Amoran formaliza convite à Guarda Municipal para a criação de parceria voltada para a segurança pública

Na manhã desta terça-feira, 17, em reunião realizada na sede da Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran), o presidente Carlos Alberto Rocha entregou ao superintendente de Operações da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GMBH), Júlio César Pereira, o convite formal para que seja criada uma parceria entre as duas instituições. Do encontro também participaram o subinspetor José Roberto de Meira e o tesoureiro da Amoran Saulo Jardim.

Participaram do encontro o subinspetor José Roberto de Meira, o superintendente de Operações da GMBH Júlio César Pereira, e o presidente, Carlos Alberto Rocha, e o tesoureiro da Amoran, Saulo Jardim (Foto: GMBH/Divulgação)

Segundo Carlos Alberto, o objetivo primordial da parceria que foi proposta é de favorecer ações de segurança pública na área de atuação da Amoran — bairros Anchieta, Carmo, Comiteco, Cruzeiro e Sion. “Esse objetivo está de acordo com com uma das principais funções assumidas pela Associação em sua fundação, que é de trabalhar pela segurança da nossa região”, explica o presidente.

Três pilares

Carlos Alberto destaca que, basicamente, a atuação da Amoran é sustentada por três pilares. “O primeiro diz respeito à representação dos interesses da comunidade junto ao poder publico e à iniciativa privada. O segundo está na nossa missão de congregar moradores, empresários e trabalhadores da região, visando com isso não só fortalecer as nossas ações, mas também pretendendo estimular o exercício da cidadania nos bairros. Por fim, como missão fundamental, buscamos sempre desenvolver e apoiar iniciativas que contribuam para melhorar cada vez mais a segurança da população”, explica.

O presidente lembra que esta missão vem sendo cumprida pela Amoran desde a sua fundação, há 33 anos. “Foi sobre esse pilar da segurança que construímos um relacionamento extremamente produtivo com a Polícia Militar de Minas Gerais, que resultou em ótimos resultados. Desde 1988, a PM é parceira da Amoran e desejamos que permaneça assim em definitivo. Agora, também encontramos a oportunidade para uma aproximação maior com a GMBH, o que, certamente, também pode gerar excelentes frutos”, considera.

Perspectiva

De acordo com Carlos Alberto, a formatação do modelo de parceria que poderá ser seguido e as ações que  resultarão deste modelo ainda dependem de uma análise por parte da GMBH, o que, segundo os representantes da instituição, já foi iniciado. “Contudo, a ótima disposição com a qual nosso convite foi acolhido nos deixa bastante otimistas. Na reunião, percebemos que a Guarda Municipal está em sintonia com as nossas demandas, que buscam os inúmeros benefícios que podem ser gerados pela proximidade das forças de segurança com a comunidade”, diz.

Na ocasião, foi feita a entrega do convite à GMBH para que seja composta a parceria com a Amoran (Foto: GMBH/Divulgação)

Contudo, mesmo antes de qualquer definição, para o presidente, a desejada proximidade já se tornou algo concreto. “Não temos dúvida de que a GMBH é uma interlocutora indispensável nos assuntos da segurança e nós já obtivemos a devida atenção da instituição para as nossas causas locais. Inclusive, como acreditamos muito nos desdobramentos das tratativas, como parte do convite, nós oferecemos à Guarda um espaço junto à sede da Amoran que possa servir de apoio às ações que forem desenvolvidas”, revela.

Apoio da comunidade

Carlos Alberto conta, que, coincidentemente, poucos dias antes da reunião, a Amoran recebeu uma sugestão que contribuiu bastante com o que está sendo buscado. “Membros da comunidade nos procuraram propondo que convidássemos a Guarda para iniciarmos as tratativas, o que, na realidade, já havíamos feito há meses. Inclusive, as pessoas desejavam criar um abaixo-assinado em apoio ao convite que fizemos à GMBH, o que consideramos muito interessante e decidimos acatar”, diz.

Para o presidente, além do apoio ao convite, o documento sugerido também servirá como uma forma de a população manifestar apreço pela GMBH, o que é bastante oportuno. “Estamos buscando um relacionamento consistente, uma parceria verdadeira, que tenha na comunidade um componente fundamental. Nesse sentido, nada melhor do que sinalizar para a Guarda Municipal o quanto ele é bem-vinda em nossa região. Portanto, para permitir que moradores, empresários e trabalhadores se posicionem a favor dessa iniciativa, organizamos um abaixo-assinado, que já está circulando pelos bairros”, informa o presidente.

Para assinar o documento e apoiar a criação de uma parceria entre a GMBH e Amoran, de segunda a sexta-feira, entre 1oh e 12h e 14h e 16h, você pode comparecer à sede da Associação — Rua Itapema, 162, Anchieta. Para saber mais, envie mensagem pelo WhatsApp para 31 2555 5399.