Cidadania

A irresponsabilidade de maus motoristas na Francisco Deslandes e a Semana Nacional do Trânsito

Na Semana Nacional do Trânsito, um registro feito na manhã da última quinta-feira, 16, em frente à Caixa Econômica Federal da Francisco Deslandes, no Anchieta, ilustra bem o baixo nível da educação de parte dos motoristas belo-horizontinos. A fotografia mostra vários carros, um deles de luxo, estacionados no ponto final da linha 2103, impedindo que o coletivo estacione. Para atender à rotina do transporte público, que serve a milhares de pessoas, o motorista do ônibus foi obrigado a permanecer em fila dupla, atravancando a circulação de veículos naquele trecho e obrigando os passageiros a embarcarem na rua.

Mais uma demonstração da falta de princípios básicos de civilidade dada por maus motoristas na Francisco Deslandes (Foto: Carlos Alberto Rocha)

Vale destacar que o local é bastante sinalizado e conta com a cabine de apoio ao pessoal do transporte, indicando  claramente que ali é um ponto de ônibus. Contudo, dando demonstração de não terem a atenção necessária com os princípios básicos da cidadania, os motoristas não se fizeram de rogados e estacionaram de forma indevida.

Recorrente

Para quem assiste a uma cena dessas pela primeira vez ela pode parecer um absurdo que chegam ao cúmulo daqueles que raramente acontecem. Porém, infelizmente, o caso flagrado pelo Comunidade Ativa não é uma exceção. De tempos em tempos ele se repete no local.

Da mesma forma, motoristas que não consideram as necessidades do outro e quem não se importam com a ordem no trânsito estacionam bloqueando as rampas de acesso de cadeirantes às calçadas, em estacionamentos reservados para idosos e para pessoas com deficiência, em frente a garagens, sobre passeios, em locais proibidos e de várias outras formas irregulares. Como consequência, uma série de transtornos é provocada na cidade, que se torna ainda mais cansativa e insegura para a população que tem que conviver com as infrações dos maus motoristas.

Por esse motivo, todas as pessoas que são afetadas pelo trânsito — ou seja, toda a população — precisam adotar medidas de precaução, necessárias para evitar que a irresponsabilidade de uns cause danos inclusive a quem age de acordo com as regras.

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas

Oportunamente, esse é o tema adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para orientar as ações que serão implementadas pelos Detrans estaduais e pelas prefeituras dos municípios em campanhas educativas ao longo desta semana. Afinal, em uma cidade onde nos não cuidam do que é de responsabilidade própria, todos têm que se precaver.

Em Belo Horizonte, a BHTrans iniciou as atividades do período no sábado, 18, e elas se estenderão até o próximo sábado, 25. Por meio de vídeos, peças gráficas e teatrais e de palestras, estão sendo difundidas mensagens de proteção à vida, com foco especial sobre estudantes, idosos, funcionários de empresas diversas, usuários do transporte coletivo e para o público das redes sociais.

De acordo com a gerente de Educação e Mobilidade da BHTrans, Maria Augusta Gatti, o objetivo é promover a atenção com a segurança, visando a redução de acidentes. “Daí a importância de falarmos diretamente a cada um desses públicos e a parceria da sociedade acontecer, pois a cidade é de todos e para todos”, ressalta a gerente.

Efeito limitado

Entretanto, como os infratores em geral se blindam desse tipo de ação e muitos, inclusive, parece que se julgam acima do direito coletivo, esse tipo de ação acaba tendo efeito limitado. Portanto, torna-se oportuno e necessário que pessoas conscientes que tenham qualquer relação mais próxima com os maus motoristas — amigos, esposas, filhos, pais, irmãos etc. —insistam com eles para que as normas elementares do trânsito sejam seguidas.

Afinal, enquanto situações como as que se repetem rotineiramente continuarem acontecendo, viveremos em um país onde uma minoria de pessoas mau educadas se comporta de maneira a prejudicar a qualidade de vida e a segurança da maioria.