Meio Ambiente

Acordo entre PBH e ICMBio prevê plantio de mais de 10 mil mudas da Mata Atlântica na capital

Após um longo período de intensa supressão de árvores na capital, que não foi seguida de plantio com a mesma intensidade, uma boa notícia. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) firmou um novo acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que visa plantar mais de 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na capital, como parte do Projeto Montes Verdes.

O projeto foi iniciado em 2016 com a seleção de áreas aptas a receber plantios, visando à recuperação ambiental. Durante o processo, foi identificada a escassez de algumas espécies vegetais típicas de florestas naturais próximas a Belo Horizonte. A partir dali, a proposta passou a ser identificar, catalogar, caracterizar e propor planos de revegetação de áreas degradadas existentes na cidade.

Foco inicial nas áreas públicas

Os primeiros locais de atenção foram as áreas públicas do município, onde o levantamento foi realizado por funcionários da própria Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e custeado por doações e recursos advindos das compensações do licenciamento ambiental. De acordo com a SMMA, o objetivo final do projeto é de chegar a um modelo que permita induzir e revegetar áreas verdes ou de preservação permanente (APPs), entre outras na cidade, fazendo isso de modo eficaz, desburocratizado e com baixo custo.

A partir daí será possível replicar o modelo em outros espaços da capital.

Mercado escasso

Segundo a SMMA, para que uma área de Mata Atlântica seja recuperada são necessárias mais de 80 espécies vegetais, variedade que é difícil de encontrar no mercado. Produzidas na Floresta Nacional de Passa Quatro, no Sul de Minas, que é administrada pelo ICMBio, as mudas que serão recebidas viabilizarão o projeto em Belo Horizonte.

“Este é o segundo acordo que firmamos com Floresta Passa Quatro/ICMBio, fruto do sucesso do primeiro acordo. O que torna este acordo benéfico é a alta capacitação da equipe do ICMBio, bem como a possibilidade de produzirmos mudas de espécies nativas com baixo custo a partir de sementes coletadas em Belo Horizonte, muitas delas de pouco interesse comercial, dificultando sua compra no mercado. As 10 mil mudas serão utilizadas em projetos de plantio já em andamento em Belo Horizonte, como o Projeto Montes Verdes, já no período chuvoso do próximo ano”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Mario Werneck.

Fica a expectativa de que a extensão desse projeto também chegue às ruas da cidade, que estão muito carentes de uma vegetação adequada.