Tecnologia

Uso de QR Code no Comunidade Ativa alia a consistência do jornal impresso com as múltiplas possibilidades do digital

Após a boa repercussão do retorno da versão impressa do Comunidade Ativa, já está sendo preparada a edição de novembro do jornal, de nº 137, que trará mais informações úteis para o público em geral e outras de especial interesse para quem mora, trabalha ou tem negócios nos bairros Anchieta, Carmo, Comiteco, Mangabeiras e Sion, onde o jornal é distribuído. Fundada há 20 anos, a publicação foi suspensa em março de 2020, quando grande parte dos contratos publicitários foram cancelados pelos anunciantes em função da pandemia, inviabilizando a veiculação do impresso.

Porém, no último dia 29 de novembro, o Comunidade Ativa voltou com uma série de novidades, que incluem a adoção do QR Code como forma de facilitar a interação do leitor com os conteúdos publicados.

Novidades na volta

De acordo com o editor do Comunidade Ativa, jornalista Carlos Alberto Rocha, que também preside a Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran), houve uma interrupção compulsória da publicação, que foi extremamente inoportuna. “Afinal, sem o jornal, além de nos vermos impedidos de veicular as notícias da Amoran e sem poder levar ao público outras informações de interesse geral por meio do impresso, também deixamos de servir à divulgação dos estabelecimentos que atendem à população dos bairros onde o Comunidade Ativa circula, o que foi um inconveniente a mais nessa época de economia difícil. Isso foi sentido não só por nós, mas também pelos nossos leitores, que se manifestaram a insatisfação. Porém, felizmente, graças ao apoio que recebemos de antigos e de novos parceiros, estamos de volta, trazendo algumas novidades bem interessantes”, revela Carlos Alberto.

O editor destaca que o jornal foi remodelado e recebeu novo projeto gráfico, que está sendo publicado em formato maior, o que cria novas perspectivas para a publicação. “Estamos bastante otimistas quanto ao futuro do Comunidade Ativa impresso, que já tem uma longa história pra contar. Vale considerar que ele atende a uma necessidade específica de comunicação que a internet não consegue cobrir. Então, reestruturamos a publicação de modo a conectar as duas plataformas e, assim, conseguimos ampliar bastante o alcance do que publicamos, fazendo isso com um recurso muito simples e que já está bastante popular”, conta.

QR Code

Carlos Alberto explica que, utilizando o recurso do QR Code, agora o Comunidade Ativa consegue aliar o alcance que o impresso tem no jornalismo hiperlocal com a conectividade que a internet proporciona. “O impresso é de especial importância para o tipo de jornalismo que praticamos, uma vez que o nosso conteúdo, normalmente, não é aquele que as pessoas procuram na internet. Ao contrário, muitos daquilo que abordamos no jornal precisa ser levado materialmente a elas. Tomamos a iniciativa de informar o nosso público sem esperar que ele procure pelo assunto em um site ou em uma rede social, o que, aliás, é um exercício jornalístico necessário”, esclarece.

Por outro lado, Carlos Alberto destaca que a inserção de um QR Code em matérias e anúncios permite que o leitor interaja diretamente com o conteúdo virtual com muita facilidade. “Uma das grandes vantagens da internet está na possibilidade de o leitor navegar pelo chamado hipertexto, que é aquele recurso que nos permite conectar assuntos diversos por meio de links. No passado não era possível acessar um conteúdo dessa natureza a partir de um impresso. Hoje, com a funcionalidade do QR Code, podemos, por exemplo, divulgar uma oferta pelo jornal e, diretamente a partir do anúncio, sem nenhuma dificuldade, o leitor consegue acessa-la usando um celular. Isso amplia muito as possibilidades do jornal”, considera.

Carlos Alberto destaca que o recurso funcionou muito bem em todas as matérias e anúncios em que foi inserido. “Todos os QR Codes que utilizamos responderam perfeitamente. Com isso, podemos agora oferecer aos nossos anunciantes um meio publicitário que não se encerra no próprio impresso e que pode se desdobrar por sites e redes sociais. Ao mesmo tempo, estamos proporcionando aos nossos  leitores uma experiência muito mais prática e completa com os nossos conteúdos, que podem se expandir para o universo virtual. E tudo isso sem onerar a publicação de anúncios, o que é muito bom”, conclui.

Para anunciar no Comunidade Ativa, envie WhatsApp para 31 99647 1004 ou email para jornal@comunidadeativa.jor.br.

 


 

Uma dica