Cultura

Secult/MG oferece 60 cursos EAD gratuitos na área de turismo e cultura

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) está ofertando 60 cursos gratuitos de qualificação profissional na modalidade de Educação a Distância (EAD). As áreas contempladas estão disponíveis no Catálogo de Oportunidades de Capacitação a Distância do programa (clique para acessar).

De acordo com a Secult, neta última edição do catalogo os segmentos da cultura e do turismo ganharam destaque especial, criando a oferta de cursos que contaram com a curadoria da equipe de Capacitação e Qualificação da Subsecretaria de Turismo daquela secretaria. Como resultado, estão sendo oferecidas capacitações em idiomas, ecoturismo, turismo de aventura, acessibilidade em museus, marketing, arte e direitos humanos, patrimônio histórico e artístico, elaboração de projetos e captação de recursos, entre outros.

Retomada do setor turístico

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o momento de retomada do turismo no estado requer oferta de mão de obra qualificada para atender os visitantes. “Minas Gerais já é um dos principais destinos turísticos do Brasil e a capacitação de profissionais é essencial para a adequação e qualificação de acordo com as exigências do público, com as novas tendências de viagem diante da pandemia, e dos novos protocolos estabelecidos durante o contexto atual que vivemos”, diz Oliveira.

Segundo o subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcellos, esta edição especial reforça a importância do segmento turístico mineiro e destaca a necessidade de ampliar as possibilidades de obtenção de vagas no setor. “É uma ótima oportunidade para valorizar e estimular ainda mais a expansão dos setores da economia mineira, essenciais para o nosso estado”,  afirma.

Os organizadores explicam que a ação surgiu com o objetivo de promover a qualificação no período de pandemia, levando em consideração as mudanças que foram observadas no mercado de trabalho. Por esse motivo, o catálogo atende à oportunidade de oferecer ao cidadão cursos gratuitos de qualificação que possam ser seguidos a distância.