Saúde & Qualidade de Vida

Pelo terceiro ano consecutivo, BH é finalista em premiação mundial de cidades inteligentes

Belo Horizonte mais uma vez esteve na final do World Smart City Awards (WSCA). Pela terceira vez consecutiva, a capital foi reconhecida entre as seis cidades inteligentes no contexto mundial, em evento realizado na quarta-feira, 17, no Smart City World Expo Congress 2021, sediado em Barcelona, na Espanha.

BH concorreu ao Prêmio Cidade, concedido às cidades que combinam projetos, iniciativas e políticas voltadas para os cidadãos, em uma categoria que é considerada a mais importante da premiação. “Trata-se de  um conjunto interdependente de ações engajadas em abordagens de cidade inteligente, aperfeiçoando a eficiência operacional e desenvolvimento sustentável, além de também fortalecer as capacidades de resposta de administração municipal com tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população, serviços públicos eficientes e ação transversal dos seus órgãos”, explica o secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, que representou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na cerimônia da premiação com participação on-line.

Entre outras, fazem parte do programa contemplado ações como o  PBH App, o Centro de Operações da PBH, o Programa de Inclusão Digital da Prodabel, SIU Mobile, a Biofábrica de Joaninhas, os programas de Agroecologia, o Horizonte Criativo e Horizonte 2030. As demais finalistas foram São Petersburgo, na Rússia, Sidney, Austrália, Nova Iorque, nos Estados Unidos, Sunderland, na Inglaterra, e Buenos Aires, capital da Argentina, que foi a vencedora da edição 2021 da premiação.

World Smart City Awards

O WSCA é realizado anualmente e tem como propósito de identificar, reconhecer e apoiar estratégias urbanas inovadoras, projetos e ideias que possam, potencialmente, impactar positivamente a vida dos cidadãos, tornando as áreas urbanas em todo o mundo mais habitáveis, ambientalmente sustentáveis e economicamente prósperas. As estratégias também devem estimular a diversidade, a inclusão social, a equidade, a segurança e a colaboração, melhorando, assim, a qualidade de vida de todos os habitantes.

O Smart City Expo, que abriga a premiação, será encerrado nesta quinta, 18.