Pense nas ações de marketing que vão promover o seu negócio local

Em um mundo totalmente conectado como o que vivemos, os vários mecanismos de marketing disponíveis se tornaram bastante acessíveis à maioria das pessoas. Porém, isso não significa que o trabalho de um profissional da área deva ser dispensado. Pelo contrário.

Diante da concorrência, em um tempo em que os diferenciais de criação e de divulgação das campanhas podem representar um ganho significativo, tanto na obtenção de visibilidade quanto na conversão do público em geral em clientes, esse tipo de profissional se torna muito necessário. Porém, também é muito útil obter informações sobre o assunto, que podem ajudar bastante, inclusive na hora de escolher quais caminhos devem ser seguidos.

Abaixo, seguem algumas considerações sobre marketing que podem ajudar a entender como você pode promover o seu negócio, pensando, inclusive, no público que está mais próximo a você.

Antes de tudo, faça um Plano de Negócio

A primeira informação não diz respeito ao marketing de maneira específica, mas é indispensável para que esse expediente alcance os resultados desejados. Afinal, um bom planejamento deve ser o ponto de partida de qualquer ação, principalmente quando estamos falando de negócios. Sem ele o empreendedor não consegue entender exatamente onde quer chegar e, muito menos, como fazer para chegar a algum lugar.

É por falta de planejamento que muitos negócios acabam fechando. Por isso, você deve entender claramente a operação do seu negócio.

Então, mesmo que você tenha iniciado uma empresa sem ele, busque agora mesmo os meios para criar o seu Plano de Negócio. Ele será o guia que orientará as ações estratégicas do seu empreendimento, criando até mesmo as diretrizes para o seu planejamento de marketing.

Um Plano de Negócios nada mais é do que o documento onde são definidos objetivos, metas e ações a curto, médio e longo prazo que deverão ser seguidos pela sua empresa. Com esse plano em mãos, você terá clareza sobre o tipo de público que irá atender, observando o potencial da sua localidade, e sobre quais produtos são mais adequados a esse público.

A partir disso, você poderá pensar nos meios de divulgação que serão utilizados, sem esquecer, é claro, dos aspectos dos investimentos que pretende fazer.

Valorize os seus produtos ou serviços

Da mesma forma que você valoriza os seus produtos ou serviços no momento em que está atendendo a um cliente presencialmente, também é preciso destaca-los de maneira apropriada nas ações de marketing. Lembre-se de que na hora da divulgação você não está tratando ainda com um cliente e a pessoa não tem a possibilidade imediata de tocar o produto ou de obter informações diretas sobre ele.

Portanto, procure divulgar fotos com boa qualidade e peças de publicidade que sejam atrativas. Se a divulgação for feita por um site ou por uma loja online, não deixe de detalhar informações sobre o que você está vendendo, buscando provocar no visitante o interesse por adquirir logo o produto ou por saber mais sobre ele.

Para facilitar a busca por informações, ofereça canais de comunicação que sejam de fácil acesso e rápido atendimento, como o telefone, email e WhatsApp. Assim, você consegue melhorar bastante a experiência do público com o seu negócio.

Considere adotar o Marketing de Conteúdo

marketing de conteúdo é uma estratégia bastante eficiente. Por meio dela, você pode publicar conteúdos informativos sobre o que você vende ou sobre temas que possam ser relacionados ao seu produto ou serviço, atraindo o interesse do consumidor. Quanto mais você demonstrar que a sua empresa entende daquele assunto, mais interessado por ele o público tende a ficar.

O conteúdo que for elaborado pode ser publicado em um blog hospedado no site da sua empresa, com textos breves sobre os temas, ou em artigos mais elaborados ou mesmo em ebooks. Publicações impressas de circulação local, que sejam de fácil acesso para o seu público mais direto, também pode servir a essa estratégia.

Busque contato direto com o seu público

O email marketing e as mensagens diretas pelo WhatsApp são ferramentas importantes para as ações de marketing. Para apoiá-las, você também pode investir em ações de publicidade localizada, que seja publicada em veículos físicos que atendam ao seu público mais próximo.

Nesse ponto, vale um alerta: é importante tomar um cuidado especial para não se tornar abusivo no envio de mensagens, o que pode provocar efeito contrário ao desejado.

Recorra às redes sociais

Nem é preciso dizer que as redes sociais se tornaram as “esquinas” da atualidade, onde as pessoas se encontram para se relacionarem. Portanto, nos dias de hoje, é indispensável frequentar essas esquinas com perfis que permitam uma boa interação com o público.

Ali você poderá não só apresentar os seus produtos ou serviços como também encontrará um ambiente favorável para divulgar os valores da sua empresa, entre outras considerações que possam ser úteis para tornar o seu empreendimento mais conhecido e valorizado.

Com esse mesmo objetivo, também vale considerar investimentos em anúncios patrocinados nas redes sociais.

Não se esqueça do seu público mais próximo

Entretanto, é importante destacar que nem sempre é possível alcançar pelas redes sociais todo o público próximo ao seu empreendimento — e que, justamente por estar próximo, contém um número grande de clientes em potencial. Portanto, não deixe de considerar investimentos também em meios mais tradicionais de divulgação, que incluam publicidade em jornais locais e a velha e tradicional panfletagem.

Mas, aqui também vale um alerta: a divulgação impressa precisa ser feita de forma direcionada, evitando ao máximo que o material promocional seja descartado em via pública. Além de representar um desperdício dos recurso investidos, esse descarte ainda cria uma poluição que será prejudicial para o seus objetivos de divulgação.

 


Colabore com a produção do Comunidade Ativa fazendo uma doação com qualquer valor.
Pelo Pix, use a chave 31996471004 ou clique no botão abaixo para contribuir usando cartão ou boleto.