Pelo bairro

Conheça o Grupo Utilidade Pública Amoran, no WhatsApp

Com base em experiências bem sucedidas de outros lugares, em 2014, a Amoran criou o Grupo Amoran, no WhatsApp, que tinha como função original tratar apenas dos temas relacionados à segurança pública na região. Logo, a ação atingiu o sucesso desejado e conseguiu reunir número consistente de integrantes.

Tanto que, em 2016, inspirou a criação do projeto Quarteirão de Segurança (QS), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), cuja função acabou se sobrepondo à do Grupo Amoran. Com isso, no mesmo ano, a iniciativa da Associação foi ampliada, se tornando um espaço de utilidade pública da comunidade em várias outras áreas.

Xícara de açúcar

Desde então, o grupo administrado pela Amoran vem atendendo a objetivos variados, que vão da troca de indicações sobre prestadores de serviços e de anúncios de animais perdidos ou encontrados às divulgações de eventos diversos de interesse geral, inclusive daqueles relacionados à segurança. Consagrando a finalidade a que se destina, no início deste ano, o espaço recebeu nova denominação, passando a se chamar “Utilidade Pública Amoran” (UP Amoran).

Para Carlos Alberto Rocha, presidente da Amoran, o grupo é interessante sob vários aspectos. “Porém, tudo se resume na sensação de proximidade entre os vizinhos, que é essencial para quem vive em comunidade. Mesmo que as pessoas não se conheçam fora do ambiente virtual, há a relação de vizinhança, que, muitas vezes, se aproxima daquela linha de pedir uma xícara de açúcar emprestada. As pessoas se ajudam mutuamente, o que é muito bom. Além da utilidade da troca de informações, isso humaniza o contato com o lugar onde vivemos e com as pessoas que compartilham desse lugar conosco”, diz o presidente.

Segundo Carlos Alberto, como o UP Amoran é regido por regras claras (clique aqui para conhecer), que deixam bem definidos os objetivos do gru-po e as limitações dos temas que nele podem ser tratados, o espaço é harmônico e não causa incômodo aos participantes. “Em função do excesso de mensagens, sendo que a maioria é desnecessária, é comum e justificável as pessoas evitarem participar de grupos de WhatsApp . Ainda tem o problema dos confrontos intermináveis sobre assuntos como política e futebol, o que torna o ambiente ruim. Como tudo isso é vedado no UP, raramente surge algum conflito e, se surge, tudo é rapidamente resolvido”, explica.

Para garantir que todos no UP Amoran sejam devidamente identificados e, assim, evitar riscos à segurança dos integrantes, a participação exige o preenchimento de um cadastro que está disponível no site da Amoran.

Clique aqui para se cadastrar.