Saúde & Qualidade de Vida

Conheça a liberação miofascial, a massagem que combate a dor

A partir do grego, o termo mio remete aos músculos do corpo, enquanto fáscia, de origem latina, refere-se ao tecido fibroso que envolve os músculos. O procedimento de liberação miofascial, portanto, tem a função de liberar esse tecido por meio de massagem que leva ao alívio da musculatura.

Causas da dor

Os treinos exagerados, estresse e má postura são causas de alterações na fáscia, que ocasionam pressão excessiva do tecido sobre os nervos e sobre os músculos. Com isso, há a redução da flexibilidade e da elasticidade da musculatura, prejudicando a coordenação e causando mal-estar na pessoa.

A reação do corpo nessas horas é de formar os chamados nódulos, que criam pontos onde se acumulam toxinas. Daí, surgem as dores, que podem ser dissipadas pela massagem de liberação miofascial. O processo favorece ainda o relaxamento muscular e melhora a mobilidade das articulações.

Massagem

Em grande parte das vezes, a liberação miofascial é realizada com massagem manual, por meio da manipulação dos tecidos, além de pressões, apoios e deslizamentos das mãos. O profissional de fisioterapia também pode utilizar acessórios que ajudem na liberação e na dosagem da pressão exercida.

Existe também a possibilidade de o processo ser realizado pela própria pessoa, utilizando bolas de tênis e rolos de espuma, mas é sempre recomendável buscar uma orientação especializada para esses casos. É preciso considerar que uma lesão tratada de maneira errada pode vir a se agravar.

Cuidados

Além disso, o procedimento é contraindicado para determinadas situações em que haja problemas circulatórios ou em que a pessoa seja hipersensível à dor. Lesões musculares, hematomas, gravidez no primeiro trimestre e uso de medicamentos anticoagulantes também são motivos de contraindicação do tratamento.

Portanto, o ideal é que, antes de iniciar a massagem, o paciente passe por uma análise criteriosa, que deve ser feita por um profissional habilitado para esta função.