Tecnologia

Viver na nuvem torna a vida diária muito mais prática

Mesmo sem perceber, há bastante tempo, as pessoas utilizam a computação em nuvem no dia a dia. Quem tem aparelhos com sistema operacional Android, por exemplo, que é desenvolvido pelo Google, usufrui de funcionalidades que não estão diretamente instaladas no telefone. Uma delas é o Google Drive, que armazena fotos e documentos em um espaço virtual fora do telefone. Ou seja, na chamada “nuvem”. No caso dos aparelhos iPhone, que utilizam o sistema iOS, existem outras funções potentes que estão no iClound, a nuvem da companhia.

Considerando que os serviços de nuvem são bastante acessíveis  — além do Word, do Excel e de outros aplicativos, por cerca de R$100 por um ano de assinatura, o pacote Office Personal, da Microsoft, oferece 1T (um terabyte) de armazenamento no OneDrive —, é possível que você encontre outras utilidades neles . Confira algumas que selecionamos.

Tudo à mão, em qualquer lugar

Sabe aquela situação de ter que adiar o envio de arquivos para alguém porque eles estão no computador em casa ou no escritório? Então, com a nuvem ela deixa de existir.

Da mesma forma que você armazena qualquer arquivo em seu computador pessoal, você pode enviar o que quiser para a nuvem e, de qualquer lugar que você estiver, conseguir acessar até pelo seu telefone. Para isso, é claro, o seu aparelho precisa também estar conectado ao serviço.

Ação colaborativa

Caso haja necessidade, essa mesma funcionalidade permite que você dê acesso aos seus arquivos a quem você queira — e confie, é claro. Por meio de um computador ou de um telefone conectado à internet, de posse do login e da senha do serviço de nuvem, a pessoa que você autorizar poderá buscar os seus arquivos ou mesmo armazenar novas informações na nuvem que você contratou.

Essa possibilidade é muito útil para quem exerce alguma ação que requer a colaboração de outras pessoas.

Mais espaço de armazenamento

Atualmente, é muito comum os discos rígidos dos computadores virem com mais de 1T de capacidade de armazenamento, mesmo se for um notebook. Parece muito, mas, dependendo dos hábitos da pessoa, não é tanto assim.

Quem curte vídeos, por exemplo, quando assusta, já está com o HD quase totalmente ocupado e tem que sair apagando arquivos ou transferindo para mídias auxiliares. Em vez disso, você pode armazenar os arquivos na nuvem, liberando espaço no disco rígido do computador, sem ter que ficar guardando pen drives ou HDs externos.

Garantia de backup

Quem nunca passou pela experiência de ter um HD danificado, onde estavam armazenados arquivos importantes, pode agradecer aos céus. De fato, a garantia para que isso não aconteça está na realização de backups regulares, onde devem ser salvos os arquivos mais importantes. Com isso, muitas vezes a pessoa novamente se vê refém do pen drives ou dos HDs externos, que, por serem mídias físicas, também podem sofrer danos, levando tudo a perder.

Como os serviços de nuvem não armazenam os dados em único espaço físico, há uma garantia maior de que os backups que sejam feitos lá permaneçam intactos. Contudo, é preciso ter atenção para o término da assinatura e conhecer os procedimentos do prestador do serviço para esses casos.

Backup automático

Outro ponto importante é a automatização do backup, que a computação em nuvem permite. Além de dispensar a necessidade de lembretes, essa funcionalidade também evita o processo chato de ter que subir os arquivos para a mídia externa, o que leva tempo e pede bastante atenção.

Ou seja, atualmente, viver na nuvem facilita bastante a rotina diária.