Tecnologia

A inteligência de negócios, da Arte da Guerra ao Power BI

Foi pensando em estabelecer um tratado capaz de orientar as operações em um campo de batalha que, no século 4 a.C., o general chinês Sun Tzu escreveu A Arte da Guerra. Em apenas 13 capítulos, o livro define as estratégias fundamentais que devem ser consideradas em um campo de batalha.

Como parte de suas observações, Tzu recomenda ao comandante buscar a compreensão sobre os pontos fracos e sobre os pontos fortes existentes no próprio exército e no exército do inimigo. Pra isso, claro, torna-se necessário coletar informações, analisar os dados coletados, que gerarão novas informações e, a partir daí, estabelecer a melhor forma de agir.

Não por acaso, a A Arte da Guerra também se tornou um manual para homens e mulheres de negócio no mundo todo. Afinal, o livro pode inspirar decisões determinantes do sucesso de um empreendimento.

O banqueiro estrategista

Já em 1864, Richard Miller Devens, autor norte-americano com incursões também pela literatura militar, publicou Cyclopaedia de Anedotas Comerciais e Empresariais. O livro inclui relatos sobre os sucessos de um certo banqueiro que, como recomendava Tzu aos comandantes de exércitos, buscava obter o máximo de informações de mercado que o permitiam alcançar vantagens sobre a concorrência.

Em toda a Holanda, Flandres, França e Alemanha, ele manteve uma linha completa e perfeita de inteligência de negócios. As notícias das muitas batalhas travadas foram assim recebidas primeiro por ele, e a queda de Namur aumentou seus lucros, devido ao recebimento antecipado das notícias”, disse Devens sobre o tal banqueiro.

Acredita-se que Devens tenha sido a primeira pessoa a utilizar o termo inteligência de negócios  — business intelligence, em inglês, que dá origem à sigla BI.

Power BI

Da mesma forma que os militares seguidores de Tzu buscam dominar as informações sobre as batalhas e guerras que precisam travar, quem adota a inteligência de negócios se dedica a obter o máximo de informações sobre o ramo em que atua. Pra isso, é necessário prospectar, organizar e a visualizar os dados que servirão de base para as tomadas de decisões nos negócios.

A partir da década de 1970, todo esse processo que anteriormente era realizado manualmente passou a ser conduzido por meio de sistemas computadorizados denominados DSS — sigla de Decision Support System ou Sistema de Apoio de Decisões. Naturalmente, esse sistema evoluiu com o tempo, até que, em 2015, a Microsoft lançou o Power BI.

Reunindo inúmeras funções que facilitam a vida de quem precisa trabalhar com muitos dados, esse serviço permite que estudantes, vendedores, gestores de equipe, entre outros profissionais, consigam gerar relatórios e visualizações valiosas, capazes de otimizar as análises das informações. Com essa poderosa arma em mãos e com as orientações de Tzu em mente, as possibilidades de sucesso nos negócios aumentam significativamente.

 

 


 

Uma dica

Para mais informações sobre os temas abordados nessa matéria, acesse os links disponíveis ao longo do texto. Eles remetem às fontes utilizadas aqui. 

Uma dica: os artigos fora da página do Comunidade Ativa que não estiverem em português podem ser traduzidos automaticamente pelo navegador pelo seu navegador. Pra isso, basta clicar com o botão direito em qualquer ponto do texto a ser traduzido e escolher a opção “Traduzir para o português”.