Pelo bairro

Falecimento do monsenhor Expedito de Ávila, da Paróquia de São Mateus

Em decorrência de complicações da Covid-19, aos 88 anos, faleceu na manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro, o monsenhor Expedito de Ávila, que, por cinco décadas, comandou a Paróquia de São Mateus, no Anchieta. No últimos meses, já com a saúde debilitada, monsenhor Expedito encontrava-se em uma casa de repouso mantida pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nascido na capital no dia 11 de janeiro de 1934, monsenhor Expedito foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1962. Conquistou a admiração de muitos fiéis na missão de proclamar a Palavra de Deus.

Em 1967, ao completar cinco anos de sacerdócio, o religioso chegou ao Anchieta com o objetivo de fundar a Paróquia. Dois anos mais tarde, daria início à construção de uma nova igreja, que foi erguida onde antes existia a igrejinha de São José Operário.

As obras da São Mateus foram concluídas em 1975 e só foram possíveis graças à liderança do então padre Expedito sobre a comunidade. Em 2013, após 51 anos à frente dos paroquianos, foi nomeado pelo Vaticano com o título honorífico de Monsenhor Capelão.

Em 2018, quando foi substituído pelo padre Mário Sérgio Bittencourt, monsenhor Expedito assumiu a condição e pároco emérito. Enquanto a saúde permitiu, permaneceu conectado aos paroquianos e à comunidade que liderou.