Tecnologia

Você vai se surpreender com as múltiplas soluções que o Excel tem para lhe oferecer

Quando alguém fala sobre o Excel, você logo pensa em planilhas complexas, daquelas utilizadas na contabilidade, na engenharia e em tantas outras áreas que precisam lidar com grande volume de dados e com vários tipos de cálculo? Pois saiba que o seu pensamento está correto. De fato, essa incrível ferramenta cumpre com maestria os grandes desafios.

O que muita gente não sabe é que, com 37 anos desde que foi lançado, o quase milagroso aplicativo da Microsoft também está preparado para atender a demandas mais corriqueiras, do dia a dia de qualquer pessoa ou organização. Ou seja, ele pode auxiliar tanto a dona de casa no controle das contas domésticas quanto dar suporte para estudantes, para profissionais de diversas áreas e para empreendimentos de todos os portes, atendendo aos mais variados níveis de complexidade.

Confira a seguir algumas das possibilidades que o Excel oferece.

Para negócios de todos os tamanhos

Se você é a sua empresa ou se dirige um pequeno, médio ou grande negócio, não tenha dúvidas de que o Excel vai lhe ajudar a desenrolar inúmeras de suas tarefas. Por exemplo, a ferramenta pode lhe dar suporte na definição de metas, na elaboração de orçamentos, no seu planejamento diário, mensal e anual, na gestão das suas tarefas ou no gerenciamento dos trabalhos de equipes, no controle de vencimento de contas, na precificação de seus produtos e serviços, no controle de clientes, no controle de caixa e em uma infinidade de outras necessidades.

Tudo aquilo que você faz com caneta, papel e calculadora torna-se muito mais eficiente com o Excel. Mais do que isso, como a ferramenta dispõe de inúmeros recursos de gráficos, de formatação, de tabelas dinâmicas e de uso de fórmulas, entre outras, seu trabalho fica muito mais rápido, confiável e até bem mais bonito de se ver.

Para profissionais da educação

O uso do Excel por professores não só otimiza o controle das próprias tarefas extraclasses como também pode auxiliar na exposição de conteúdos. Isso porque o aplicativo facilita a criação de tabelas e de gráficos variados e permite a organização de dados e de fórmulas. Além disso, como em uma planilha do Excel é possível destacar células e enfatizar informações, a ferramenta também dá um suporte para a própria didática.

Nas disciplinas que recorrem com frequência à matemática, à lógica e à estatística, o aplicativo da Microsoft permite que os alunos resolvam problemas diversos, com o ganho adicional de que eles se tornam familiarizados com a própria ferramenta, que será bastante útil ao longo da vida estudantil, profissional e até pessoal.

Mas, não é só isso. Pelo Excel também é possível exercer tarefas de controle de funcionários, de docentes e discentes, fazer controle de presença, de evolução de turmas e muito mais.

Em qualquer planejamento

Não importa a dimensão da sua meta pessoal ou profissional ou a dificuldade para alcançá-la. Ou seja, se você está pensando em fazer uma viagem para Cabo Frio ou pretende construir uma casa nos Pirineus, saiba que, de alguma forma, o Excel pode lhe ajudar.

Como o aplicativo é dedicado a reunir e a relacionar dados, a efetuar cálculos e a expor os resultados de maneira clara, com ele, você consegue definir suas metas e planejar o passo a passo para alcançá-las, fazendo tudo de maneira rápida, facilitada, com eficiência e sem gastar papel.

No controle pessoal

As despesas da sua casa estão controladas? Você está usando a sua renda com critério? A quantas anda o consumo de água, gás e energia? Como estão as suas economias?

Estas, entre tantas outras perguntas que não podem ficar sem respostas, muitas vezes tiram o sono das pessoas e exigem horas semanais de um trabalho chato, que é feito na companhia da calculadora e de uma papelada sem fim. Com o Excel, todos esses controles se tornam muito mais práticos. Basta criar planilhas específicas para cada um deles uma única vez. Em seguida, é só abastecê-las com as informações do dia a dia.

Desta forma, fica muito mais fácil acompanhar os hábitos de consumo seus e da sua família. Além disso, o Excel pode ajudar bastante no controle das tarefas diárias ou  no planejamento das férias e das atividades de feriados.

Conectado o tempo todo

Além de utilizar o Excel no seu computador pessoal, você pode acessar as planilhas a qualquer tempo, de qualquer lugar. Pra isso, basta salvá-las no OneDrive, o serviço de nuvem da Microsoft.

Desta forma, todos os seus controles, sejam eles pessoais ou profissionais, permanecerão online, podendo ser acessados a partir de outro computador, de um tablet ou mesmo pelo seu celular.

Impulso na carreira

Se o Excel pode ajudar em tantas tarefas, é claro que o aplicativo também constitui uma ferramenta poderosa para o planejamento da sua carreira estudantil ou profissional. Isso porque ele permite controlar todas as suas atividades de maneira muito simples e interativa, como já foi visto, acessível de qualquer lugar.

Além disso, se você está estudando, saiba que o domínio do Excel não só amplia os seus conhecimentos como também abre portas no mercado de trabalho. Por outro lado, se você já está trabalhando, a ferramenta pode favorecer a conquista de promoções, de empregos mais atrativos ou, quem sabe, até de um empreendimento próprio.