Sete dicas que vão ajudar bastante na hora de vender pelo WhatsApp

O WhatsApp se tornou um recurso tão presente no nosso cotidiano que fica até difícil pensar em como foi possível vivermos tanto tempo sem ele. De fato, seja para a troca de mensagens pessoais, seja para o uso profissional, as funcionalidades do aplicativo o tornaram praticamente indispensável nos dias de hoje.

Com isso, é claro, o WhatsApp também passou a ser uma poderosa ferramenta de vendas. Porém, para aproveitá-la em todo o seu potencial, é preciso tomar alguns cuidados.

Confira a seguir sete dicas que vão ajudar bastante na hora de vender pelo WhatsApp.

Utilize o WhatsApp Web

O WhatsApp Web permite que você trabalhe com o aplicativo pelo computador, o que facilita bastante na hora de enviar conteúdos e ofertas e para receber pedidos e manter o relacionamento com os clientes.

Existem duas maneiras de utilizar o WhatsApp no computador. Você pode baixar a versão para desktop do aplicativo ou utilizá-lo diretamente pelo seu navegador. Nos dois formatos, você conseguirá aliar toda a praticidade do aplicativo à maior facilidade de operação que o computador oferece.

Trabalhe com o WhatsApp Business

Também gratuita, o WhatsApp Business é uma versão do aplicativo que foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades de pequenas empresas. Nesse sentido, foram criadas funcionalidades que facilitam a interação com os clientes, automatizando, classificando e agilizando as respostas.

Além disso, é claro, a utilização da versão para negócios do WhatsApp, por si, demonstra maior profissionalismo na atenção com a clientela.

Aceite múltiplas formas de pagamento

Se uma das grandes vantagens do WhatsApp como ferramenta de venda está na facilidade de utilização do aplicativo, não faz sentido limitar as formas de pagamento, o que dificulta a vida do cliente. Portanto, convém disponibilizar múltiplas formas de pagamento a distância, como recebimento por cartão de crédito ou débito, Pix, boleto, Pic Pay e até mesmo o WhatsApp Pay.

Este último é um recurso vinculado ao Facebook Pay que permite transferências bancárias entre bancos credenciados sem que haja cobrança de taxa. Clique aqui e saiba como configurar o WhatsApp Pay no seu aparelho.

Priorize a divulgação do seu WhatsApp

Uma maneira interessante de canalizar mais atendimentos para o WhatsApp é dar a ele o status de prioridade entre os vários meios de comunicação que você utiliza. Ou seja, em vez de dar mais atenção para a divulgação do seu email ou mesmo do seu telefone, foque em divulgar o número do WhatsApp.

Assim, você aumentará a visibilidade do canal prioritário, facilitando o acesso dos seus clientes a você.

Use o áudio com parcimônia

Para quem adora mandar áudios pelo WhatsApp, vale um alerta: grande parte das pessoas não gosta de receber esse tipo de mensagem. Portanto, comercialmente, se não puder evitar, procure restringir ao máximo o envio de áudios.

Se o áudio for imprescindível, envie mensagens curtas e objetivas, que tomem o mínimo de tempo e que sejam capazes de esclarecer ao máximo o que se deseja. Se for necessário alongar o assunto, prefira agendar um horário para uma ligação telefônica.

Mantenha as duas vias abertas

Lembre-se de que o WhatsApp é uma via de mão dupla. Portanto, da mesma forma que você deseja que o seu público tenha atenção para as mensagens que você envia, as pessoas também esperam que as mensagens que elas enviam a você sejam respondidas de maneira adequada.

Sendo assim, cuide para que a sua clientela seja sempre bem atendida pelo aplicativo e nunca deixe mensagens sem resposta. Afinal, se a conquista do cliente não é tarefa das mais fáceis, para perde-lo às vezes basta um pequeno deslize.

Sempre busque mais e mais informações

Como qualquer atividade comercial, vender pelo WhatsApp também exige conhecimento sobre as técnicas de marketing disponíveis. Porém, como estamos falando de um universo bastante dinâmico, que está em constante transformação e a cada dia oferece novidades, a atualização constante é fundamental.

Por isso, é importante estar sempre em busca de informações que possam agregar mais conhecimento às estratégias de venda.

 


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