Economia & Finanças

Como a gestão pode ajudar novos empreendedores a obterem sucesso?

Uma característica que sempre esteve presente na vida de grande parte da população brasileira, o empreendedorismo ganhou significado especial de 2020 pra cá, quando, em função da pandemia, as pessoas tiveram que encontrar novas formas de obter renda. Diante das dificuldades, muitas recorreram às habilidades que já detinham, mas que não exerciam profissionalmente, dando início a novos negócios.

Com isso, ao mesmo tempo em que, por exemplo, artesãos amadores passaram a encarar os próprios talentos como forma de ganhar dinheiro, para muitos, a cozinha de casa se transformou em um local de produção de iguarias variadas que começaram a ser vendidas.

De muitas das empreitadas emergenciais surgiram empresas, algumas mais, outras menos organizadas. De todas, umas tantas se expandiram, outras continuam no mesmo ponto onde começaram, enquanto muitas não vingaram. Mas, o que pode ter feito a diferença para todas elas?

As falhas

De fato, a qualidade do produto e o valor pelo qual este é vendido têm peso significativo no sucesso de um negócio. Porém, não são raros os casos de empreendedores com excelentes produtos que são oferecidos a preços compatíveis com o mercado, mas que não conseguem alavancar o empreendimento.

Isso ocorre porque, muitas vezes, a atenção desse empreendedor se volta exclusivamente para o produto em si, fazendo com que ele se esqueça de outras necessidades de uma empresa — como as relacionadas à administração e à gestão da produção.

É preciso convir que um empreendimento mal administrado, que não segue diretrizes gerenciais básicas, dificilmente sobreviverá. Da mesma forma, um processo produtivo desorganizado, que não obedece a uma ordenação de produção lógica, que busque eficiência e economia, gerará uma série de problemas, que podem levar ao fracasso.

As soluções

Grande parte dessas falhas acontece em função do absoluto improviso com o qual age a pessoa dá início à atividade. Sem se preparar nos quesitos gerenciais, conhecedora apenas das formas amadorística de produção, ela acaba se vendo limitada pela falta de conhecimento de técnicas de gestão que vão tornar a sua atividade mais eficiente, produtiva e lucrativa.

Portanto, é claro, as soluções estão na dedicação de uma atenção correta a todos os aspectos do negócio, que vão do desenvolvimento do produto à venda para o consumidor, o que passa, necessariamente, pelas etapas intermediárias de gestão, tanto administrativa quanto do processo produtivo.

O planejamento

Tudo começa com um bom planejamento, que é fundamental para que o empreendedor alcance bons níveis de qualidade dos produtos, a custos racionais e com o máximo de lucro que a empresa pode obter.

A partir do planejamento, então, será possível entender o que deve ser gerenciado e também entender que é preciso saber como gerenciar. Portanto, após a etapa do planejamento, é necessário compreender os mecanismos que levam ao bom gerenciamento.

A gestão de produção

Em todos as frentes gerenciais, gerenciar é saber o que fazer e como fazer, da maneira mais eficiente e econômica. Se por um lado a gestão administrativa buscará aplicar esses princípios na administração do negócio em si, a gestão de produção fará algo similar perante o processo produtivo.

Portanto, pensar na gestão de produção consiste em pensar em todo o ciclo que começa com a estruturação do processo produtivo, passa pela produção em si e segue até a entrega do produto ao cliente, fazendo isso sempre em busca da maior eficiência e da economia.

O empreendedor que confia no próprio produto e detém as ferramentas de gestão encontrará o caminho para o sucesso com dificuldade muito menor do que aquele que continua agindo improvisamente.