Cultura

Além do conhecimento, na História também é possível encontrar muita diversão

Certa vez, quando foi perguntado por uma criança sobre a importância de se estudar História, o historiador francês Marc Bloch respondeu que, pelo menos, serviria para divertir. Para a historiadora Laura de Mello e Souza, de fato, a diversão é uma condição essencial para quem pretende se envolver com a matéria. Contudo, ela vai além.  “A História é, tenho certeza disso, uma forma de conhecimento essencial para a compreensão de tudo quanto diz respeito ao que somos, aos homens”, ela considera.

Encadeamento

De fato, para compreendermos o mundo atual em suas complexidades e distensões, é essencial buscarmos as origens de todas as correntes que levam a civilização para um lado ou para outro e de um lado para outro. A invasão da Rússia à Ucrânia, para recorrermos a um exemplo bem atual, que tanta aflição vem nos causando, tem motivações que surgiram no século passado e antes até, se considerarmos as condições de constituição do povo russo.

Aliás, olhando para a Europa como um todo e para as relações que o continente mantém com o resto do mundo, é possível perceber que, pelo ponto de vista histórico, ele é envolvido por guerras com uma regularidade cíclica que demonstra o encadeamento dos fatos antigos, que deixaram situações abertas, com os novos, que se desenvolveram sobre aquelas situações. Ou seja, para entendermos a guerra atual em sua plenitude precisamos voltar os olhos para momentos que a antecederam.

Para entendermos aqueles momentos anteriores, é necessário irmos ainda mais para trás nos calendários.  Seguindo de um fato histórico a outro, poderemos chegar ao início da História ou até a antes, na pré-história.

Formalidade

Naturalmente, para quem deseja um conhecimento acadêmico, que seja adquirido de maneira metódica, de acordo com as normas do estudo científico formal, o mais indicado é buscar o bacharelado em História, que tem duração de três anos. Para quem pretende ir além, há a Licenciatura em História, que dura quatro anos e habilita a pessoa a lecionar a matéria.

Contudo, se a vontade é de obter um contato não tão profundo com os fatos históricos, existem cursos de menor duração — e menor investimento — que também dão acesso a conteúdos interessantes. Inclusive, vários deles estão disponíveis pela internet, o que facilita bastante o estudo.

Ainda, há cursos específicos que abordam períodos, povos ou determinadas áreas de estudo da História que também são interessantes. Com eles, por exemplo, é possível estudar a Segunda Guerra Mundial isoladamente ou conhecer as origens dos ingleses ou, ainda, pesquisar sobre a História da Arte ou da Gastronomia, atendendo a interesses específicos de momento.

Diversão, mas com cuidado

Como o estudo da História é amplo e cheio de possibilidades, nela é possível encontrar diversão mesmo nos livros mais formais. Entretanto, vale a pena entender que o lado divertido não se encontra somente na formalidade do ensino.

Quem conhece Asterix, os quadrinhos dos franceses Uderzo e Goscinny, por exemplo, adquire uma boa iniciação à História Romana, fazendo isso de maneira muito divertida. Os adeptos dos games, por sua vez, têm à disposição um vasto acervo que tem na História a base para o desenvolvimento dos jogos. Neles, de maneira envolvente e desafiadora, o jogador faz contato com civilizações, guerras e fatos históricos importantes, o que não só estimula o interesse e a vontade de aprender, como também oferece a oportunidade de acesso aos temas.

O mesmo pode ser dito sobre vários livros e sobre filmes de ficção, nos quais podemos encontrar conexões importantes com a História. Porém, é claro, é preciso ter atenção para as liberdades que os autores dessas obras se permitem na hora da criação, recurso que, muitas vezes, é utilizado para transformar o conteúdo mais atrativo. Afinal, ainda que a ambientação e vários dos relatos contidos em obras de ficção possam ter alguma parcela de realidade, nem tudo ou quase nada do que está dito ali precisa ser necessariamente verídico.

Mas, até essa condição abre nova perspectiva para a diversão, que está na pesquisa sobre os conteúdos ficcionais. Pela internet, é fácil buscar conhecimentos sobre os temas das obras de ficção que são baseadas na realidade ou que têm a realidade como pano de fundo. Esse é um cuidado necessário, que permite distinguir o que de fato faz parte da história daquilo que surgiu da imaginação de um autor.

Desta e de várias outras maneiras, quem se envolve com a História, seja formalmente, seja como meio de diversão, encontra um caminho sem volta, no qual o interesse e a curiosidade se transformam em impulsos contínuos e que se renovam em si mesmos.