Meio Ambiente

Descubra como você pode você melhorar o seu relacionamento com o meio ambiente

Ninguém duvida de que a defesa do meio ambiente é fundamental para garantir a sobrevivência da humanidade e do nosso planeta. Por outro lado, diante das questões ambientais, grande parte das pessoas não sabe ao certo sobre como agir corretamente no cotidiano

Nesse post você verá que, de fato, não é assim tão difícil. Basta desenvolver hábitos que considerem a sustentabilidade de suas atitudes.

Pense em como suas ações impactam o meio ambiente

Na essência, cada um de nós tem uma ética ambiental que reflete como valorizamos, administramos e, em última análise, como nos relacionamos com o meio ambiente. Equilibrar as escalas de reciprocidade do nosso relacionamento com a natureza — tendo em vista o que recebemos e o que temos a oferecer — pode melhorar o nosso posicionamento de várias formas.

Por exemplo, podemos rever a forma como utilizamos os plásticos descartáveis, que se acumulam nos aterros, ou como consumimos combustíveis fósseis, que são responsáveis por um incremento preocupante no efeito estufa. Atitudes assim nos dão a consciência sobre como a humanidade maltrata o planeta e coloca em risco a humanidade e outras formas de vida..

Assumindo responsabilidade sobre nossas próprias ações nos tornamos mais aptos a cobrar dos governantes e da iniciativa privada as atitudes que protejam o meio ambiente.

Mais uma vez e de novo: elimine o desperdício, reutilize e recicle

Tudo bem! Não é de hoje que você ouve essa é recomendação bastante antiga, que faz parte de qualquer abordagem sobre a sustentabilidade da vida humana sobre a Terra. Porém, é natural que, nas nossas rotinas, por comodismo, distração ou esquecimento, às vezes deixamos de lado atitudes básicas que podem contribuir para melhorar a situação ambiental.

Portanto, nunca é demais reforçar aquelas velhas dicas. Mantenha apagada as luzes onde elas não são necessárias e desconecte da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados. — vale lembrar que eletrônicos em stand by continuam consumindo energia. Prefira os serviços que dispensem o uso de papel e os produtos que tenham embalagens que utilizem menos material.

Além disso, claro, reutilize tudo o que for possível e dê destino correto aos materiais recicláveis.

Posicione-se contra a injustiça social

A injustiça social é uma das grandes causas dos impactos ambientais negativos, mas grande parte das pessoas não entende o problema. Há estudos que comprovam que o racismo e a desigualdade, por exemplo, levam a disparidades na saúde pública que geram consequências danosas ao meio ambiente.

Há dois anos, um estudo descreveu como a segregação financeira e de moradia levaram ao acesso desigual à natureza, à poluição excessiva e à destruição da biodiversidade. Além de as práticas do gênero levarem  à criação de rodovias e de indústrias prejudiciais à qualidade ambiental, foi verificado que bairros criados para abrigarem pessoas menos favorecidas perderam muito ou totalmente a cobertura vegetal.

Para reverter situações assim, você pode se juntar a grupos que visam promover a proteção ambiental e a justiça social por meio da aproximação das comunidades com a natureza. Além disso, é possível interpelar vereadores, deputados, senadores e governantes no intuito de cobrar deles ações concretas nesse sentido.

Aprenda mais sobre a natureza e sobre como reduzir os danos ao meio ambiente e a você

Como o conhecimento é a base para o desenvolvimento de atitudes construtivas, é importante que você busque compreender com maior clareza como se processam os impacto sobre o meio ambiente. Felizmente, há muita informação disponível na internet sobre o assunto. Fazendo uma pesquisa criteriosa, que garanta o acesso a fontes seguras, sem muito esforço e de maneira agradável, você conseguirá descobrir muita coisa útil.

Contudo, nem sempre será possível você encontrar as informações sobre os impactos que o meio ambiente sobre nas áreas mais próximas a você. Mas, com a posse das informações gerais, você encontrará maior aptidão para identificar os problemas ambientais da sua rua, do seu bairro e da sua cidade.

Passe mais tempo com a família e com amigos junto à natureza

Por fim, uma dica das mais agradáveis: desenvolva hábitos que incluam o ambiente natural nos seus momentos de lazer e de descontração junto com a família e com os amigos. Quando estamos com as pessoas que amamos, usufruir dos bons momentos em um parque, próximo a uma cachoeira, na praia e em tantos outros espaços abertos que a natureza nos oferece cria experiências especialmente memoráveis, que nos ajudam a reforçar as conexões com o meio ambiente.