Pelo bairro

Rede de Proteção Preventiva começa a ser estruturada a partir de empresas do Ancheita

Em palestra realizada na Amoran em setembro, a comandante do policiamento dos bairros Anchieta e Cruzeiro, tenente Grazielly, apresentou a representantes de empresas e de instituições de vários segmentos instaladas na região um conjunto de considerações relativas à segurança pública, com foco no policiamento comunitário. Dando destaque para os benefícios da Rede de Proteção Preventiva (RPP), na ocasião, a policial também criou a oportunidade para que a estratégia seja implantada nos bairros atendidos pela Amoran.

Com isso, em sintonia com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Associação já deu início ao processo de organização da nova rede, que pretende resgatar os bons resultados obtidos no passado pela Rede de Vizinhos Protegidos (RVP). As ações serão coordenadas pela Amoran e pela PMMG e contarão com o apoio do jornal Comunidade Ativa.

Histórico

Vale lembrar que, seguindo orientação da PMMG, na segunda metade dos anos 2000, a RVP foi organizada pela Amoran no Anchieta e em parte do Cruzeiro, obtendo pleno sucesso à época. Ainda hoje é possível encontrar em inúmeros imóveis da região as placas que identificavam os integrantes da rede.

Naquele tempo, as ações eram totalmente presenciais e dependiam de reuniões e da conexão via telefone entre os participantes. Por muitos anos, a estratégia surtiu efeitos positivos sobre a segurança pública local, aliando a comunidade aos esforços realizados pela polícia.

Contudo, por vários motivos relacionados às transformações ocorridas nos bairros e à evolução da tecnologia, aos poucos, a RVP foi se dispersando, até que se estagnou. Após a implantação do Grupo Amoran no WhatsApp, ocorrida em 2014, que, inicialmente, tinha a finalidade de estabelecer uma rede de informações sobre segurança — atualmente o grupo serve à veiculação de temas diversos de utilidade pública —, a partir do Anchieta, a PMMG implantou o projeto Quarteirão de Segurança (QS), ainda em funcionamento. Porém, mesmo mantendo o seu valor, o QS também perdeu parte da eficácia que teve inicialmente.

Reestruturação

Tomando por base o projeto elaborado conjuntamente pela PMMG e pela Amoran, a RPP pretende reunir em uma única estratégia os benefícios dos dois sistemas — RVP e QS. “O propósito é o de aliar a praticidade e o imediatismo do QS, que é proporcionado pelo WhatsApp, com as ações presenciais da RVP. Com isso, teremos uma participação mais efetiva dos membros da rede que, inclusive, serão os grandes condutores da estratégia”, explica Carlos Alberto Rocha, presidente da Amoran.

Segundo Carlos Alberto, em um primeiro momento, a RPP reunirá empresas e instituições do Anchieta e do Cruzeiro e, considerando que terá como membros exclusivamente as pessoas jurídicas (PJ), será denominada RPP-PJ. “Entendemos que, no dia a dia, o comércio, as escolas e demais estabelecimentos abertos ao público estão mais expostos aos riscos. Além disso, os proprietários das empresas, os gerentes e demais funcionários poderão nos ajudar bastante a difundir a rede, facilitando a implantação também junto às residências, o que justifica priorizarmos as pessoas jurídicas”, explica.

Visitas

Os contatos para a criação do primeiro núcleo da RPP-PJ já foram iniciados. “Estamos apoiados na orientação da tenente Grazielly, que também deve atuar pessoalmente junto aos estabelecimentos. Também contamos com o suporte do cabo Igino, que, a partir da Base Móvel da PMMG na Francisco Deslandes, no Anchieta, está nos ajudando no processo de criação do primeiro núcleo. A partir de visitas e de contatos telefônicos com os estabelecimentos, vamos passando as informações, buscando as adesões, acatando sugestões e desenvolvendo a estratégia com a influência direta dos membros. Esse processo pode ser mais acelerado e ter melhor resultado com a participação efetiva das empresas e das instituições que adotarem a iniciativa de aderirem à RPP-PJ”, destaca Carlos Alberto.

O presidente ressalta que o objetivo maior é de os próprios participantes assumirem total controle sobre a rede, inclusive nas residências. “Assim que a rede para as pessoas jurídicas estiver dando os primeiros passos, vamos nos voltar para as pessoas físicas”, prevê.

Você pode solicitar mais informações sobre a RPP-PJ na Amoran, pelo telefone e Whats-App 31 2555 5399, ou clicar aqui, para acessar a página do projeto.