Cultura

Minidocumentário Aflitos do Anchieta resgata os 57 anos de história do bloco caricato do bairro

Uma iniciativa da Associação Cultural dos Blocos de BH, patrocinada pelo Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) por meio da Belotur, está contando as histórias dos blocos caricatos da capital. Em minidocumentários, as memórias de dirigentes e de fundadores resgatam as origens de cada uma das agremiações que ainda estão em atividade e que mantêm viva aquela que, desde a inauguração da capital, em 1897, é a marca registrada do Carnaval belo-horizontino.

Entre os blocos apresentados está o Aflitos do Anchieta, criado em 1965. Em 31 minutos, os fundadores e atual dirigentes Bismarck e Juquinha contam como, de uma conversa de adolescentes que se reuniam na esquina da Rua Itapema com Joaquim Linhares, surgiu a ideia de criação do bloco que, após superar tantas dificuldades, viria a ser muitas vezes premiado, inclusive como campeão do Carnaval da Afonso Pena

Para já começar o seu esquenta para o Carnaval 2023, que terá os Aflitos na avenida, confira o minidocumentário. Se quiser saber mais sobre o bloco e sobre como participar das oficinas de samba, clique aqui e mande uma mensagem para o John, que está coordenando essa atividade.