Meio Ambiente

Óleo residual de cozinha é matéria-prima para produzir combustível de aviação

Um poluente com elevado potencial de contaminação do solo e da água, o óleo residual de cozinha também é matéria prima que pode receber aplicação industrial com alto valor agregado. Um exemplo é a produção de biocombustíveis a partir desse resíduo.

De acordo com a Associação de Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), por ano, cerca de 30 milhões de litros do óleo que sai das cozinhas brasileiras são destinados à produção de biocombustíveis. O volume pode parecer elevado. Porém, é muito pouco, se comparado aos 3,9 bilhões de litros de óleo vegetal alimentar que são produzidos no país anualmente, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove).

Nos ares

Como acontece no Brasil, o potencial energético do óleo de cozinha usado é reconhecido internacionalmente. Tanto que, em 2014, a Boeing e a Commercial Aircraft Corp. of China (Comac), estatal chinesa de aviação, firmaram um acordo para implantar uma usina destinada à produzir biocombustível para aviões a partir desse resíduo.

No último mês de junho, a Sinopec Zhenhai Refining & Chemical Co., estatal chinesa de combustíveis anunciou a produção da primeira carga de biocombustível para a aviação produzido a partir de óleo de cozinha usado. As instalações da companhia têm capacidade para processar 100 mil toneladas de óleo residual de cozinha por ano.

No Brasil

Os voos comerciais abastecidos por esse tipo de combustível não são novidades. Eles acontecem desde 2013, quando a brasileira Gol voou comercialmente entre São Paulo e Brasília com um Boeing 737 que, segundo a empresa, foi abastecido com bioquerosene proveniente em parte do óleo de milho e em parte produzido com o óleo residual de cozinha reciclado.

Em 2015, a chinesa Hainan Airline também voou entre Shangai e Pequim com um Boeing 737 que, segundo a agência France Press, foi abastecido com 50% de combustível de aviação convencional e 50% de biocombustível proveniente da reciclagem do óleo de cozinha usado.

Uso industrial

Outras projetos com o biocombustíveis provenientes do óleo de cozinha usado estão sendo desenvolvidos em vários países. Além disso, esse tipo de resíduo pode ser reciclado e utilizado na produção de massa de vidraceiro, de ração animal, de resinas para tintas e adesivos, entre outros produtos, e tudo pode começar na sua cozinha.
Para tanto, em vez de descartar no ralo ou na lixeira, basta dar ao óleo vegetal que você usa uma destinação mais nobre e segura.