Pelo bairro

Amoran e PBH promovem reunião para ouvir as demandas da comunidade

No último dia 21 de março, Álvaro Goulart, coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), esteve reunido na sede da Amoran com o presidente da Associação, Carlos Alberto Rocha, de quem recebeu ofícios reiterando uma série de demandas da região. Entre os assuntos tratados merecem destaque a implantação de semáforo no cruzamento entre as ruas Albita e Vitório Marçola, a elevação da faixa de pedestre em frente ao Colégio Arnaldo, uma série de intervenções na Montes Claros, necessárias para garantir a segurança na circulação de pedestres e de veículos, intervenção no cruzamento entre Cabo Verde e Muzambinho, onde os acidentes são constantes, a necessidade de destoca de árvores suprimidas, seguida de replantio de novos espécimes, apoio para a realização de reunião que trate do Carnaval 2024 na região, a revitalização da pista de cooper da Avenida Bandeirantes e a paralisação da Operação Urbana Simplificada da Rua Francisco Deslandes (OUS-RFD).

Paralisia

No encontro, Carlos Alberto reforçou a necessidade de atenção do poder público municipal com relação às questões locais. De acordo com o presidente da Amoran, há grande lentidão ou mesmo paralisia absoluta nas tratativas relacionadas a problemas extremamente relevantes para os bairros atendidos pela Associação. “Estamos certos de sempre poder contar com a disposição do Álvaro e de toda a equipe da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul (Care-CS) para dar celeridade no encaminhamento de várias das questões existentes nos bairros da região. Por outro lado, há problemas antigos que, há anos, por repetidas vezes, temos apresentado à PBH, sem que nada avance. São temas importantes, relacionados à segurança no trânsito e à qualidade ambiental dos bairros. Eu ressaltei a nossa insatisfação para o coordenador da Centro-Sul, que se mostrou bastante interessado em encontrar meios para melhorar a relação da comunidade local com os órgãos da Prefeitura”, diz Carlos Alberto.

Reuniões

O presidente da Amoran destaca que o pedido de apoio para a realização de uma reunião que envolva os vários atores vinculados ao Carnaval da região — blocos, comunidade, empresariado, PBH, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros — para que possam ser discutidas ações que visem melhorar as condições da folia local também foi apresentado. “O coordenador acolheu bem a ideia e, mais do que isso, se prontificou a promover outra reunião para tratar de temas diversos que a comunidade queira apresentar diretamente à PBH, o que será ótimo. Assim, junto com os vizinhos, as pessoas poderão participar das tratativas com quem deve responder pelas soluções”, diz.

Para Álvaro Goulart, esse tipo de reunião é útil, inclusive para auxiliar os órgãos da PBH nas tomadas de decisões. O coordenador da Centro-Sul acrescenta que é morador do Anchieta e, como cidadão, tem total interesse em ver os problemas resolvidos. “Diante da série de reivindicações que recebi da Amoran, eu prometo que vou mergulhar nos assuntos com a intenção de resolver”, todos eles”, diz Álvaro.

Para inscrições de moradores e de empresários do Anchieta, Cruzeiro, Carmo, Comiteco e Sion para a reunião com representantes da PBH, clique aqui.