Saúde & Qualidade de Vida

Bruxismo: preste atenção aos sintomas

Se você tem acordado  com dor de cabeça ou na mandíbula ou se seus dentes estão desgastados ou apresentam trincas, é possível que a origem do problema esteja no bruxismo. Em grande parte das vezes, a condição afeta a pessoa durante o sono sem que ela perceba. Mas, também pode ocorrer o chamado bruxismo em vigília, que normalmente está relacionado a atividades que exigem muito esforço físico ou grande concentração.

Classificado como uma desordem funcional, o bruxismo se caracteriza pela ação involuntária de ranger, bater ou apertar os dentes, provocando pressão excessiva, que pode levar ao desgaste e ao amolecimento da dentição. Em situações extremas, é possível também ocorrer problemas ósseos, além de danos na gengiva e na articulação da mandíbula.

Causa e efeito

As causas do bruxismo ainda não são bem definidas. Há estudos que associam a condição ao estresse emocional ou físico e a situações de ansiedade ou de depressão. Já os problemas de oclusão — que impedem que a dentição se encaixe corretamente e que levariam o paciente a buscar uma posição mais confortável, ocasionando o ranger e o apertar dos dentes — são vistos como pouco relevantes para o caso. A predisposição genética é outra causa possível.

De qualquer forma, os danos podem ser consideráveis. Como as ações involuntárias tensionam a musculatura da cabeça e do pescoço, surgem as dores de cabeça e o excesso de esforço da mandíbula costuma provocar dores mandibulares e dificuldades para abrir a boca. Ao mesmo tempo, o atrito leva às trincas e ao desgaste do esmalte dentário, deixando a dentição mais vulnerável às cáries e a outras doenças.

Tratamento

Ainda que uma cura definitiva para o bruxismo não seja conhecida, há tratamentos que ajudam a controlar a condição e a reduzir os efeitos. As placas dentárias protegem os dentes do desgaste, mas não impedem as ocorrências. Sendo assim, o tratamento costuma ainda incluir o uso de medicação que combata as causas do distúrbio, que muitas vezes também são controláveis por terapias que levem às mudanças de hábitos provocadores das tensões e de suas consequências.

Portanto, se os sintomas do início da matéria levantaram a suspeita de que você é mais uma vítima do bruxismo, procure a orientação do seu dentista.