Condomínios

Idosos devem merecer atenção especial nos condomínios

Segundo estimativa do IBGE, em 2021, o Brasil havia ultrapassado os 213 milhões de habitantes — a prévia do Censo Demográfico 2022, em 25 de dezembro passado, já contava quase 208 milhões de brasileiros. De acordo com o mesmo IBGE, 14,7% dessa população têm mais de 60 anos.

Portanto, seja lá qual for a contagem final do Censo, o Brasil hoje tem mais de 31 milhões de idosos, cujas necessidades e vontades precisam ser atendidas, inclusive nos condomínios onde moram.

Acessibilidade

Atento para essa fatia de consumidores, o mercado imobiliário vem se movimentando e tem apresentado empreendimentos voltados especificamente para o público da terceira idade. Porém, mesmo os condomínios já existentes podem se adaptar e oferecer mais conforto e segurança pa ra seus idosos.

Nesse sentido, a acessibilidade é um dos aspectos fundamentais. Ainda que não haja uma normalização específica para a terceira idade, a NBR 9050, de 2004, que apresenta normas gerais, é suficiente para atender às demandas de quem já ultrapassou os 60 anos. Criar rampas de acesso em substituição às escadas, pisos antiderrapantes, corrimãos, escadas de alvenaria nas piscinas, banheiros adaptados e portas mais largas, suficientes para passar uma cadeira de rodas, são algumas das medidas que podem ser adotadas.

Funcionários

O quadro de funcionários também deve estar apto para lidar com esse público. A gentileza no trato, o interesse em buscar contatos de parentes, principalmente no caso do idoso que mora sozinho, oferecer ajuda quando o morador chegar com sacolas — e respeitar a vontade, caso a ajuda não seja aceita — e treinamento para primeiros socorros, de acordo com Norma Regulamentadora NR-7, estão entre os critérios que os funcionários devem seguir, principalmente porteiros e zeladores.

Garagem

Mesmo não havendo a obrigatoriedade de oferecer vagas especiais para idosos, é interessante que o síndico busque um acordo entre os moradores. Afinal, vagas livres, mais próximas aos elevadores e que não exijam manobras para estacionar facilitam a vida de quem já passou dos 60.

Diferenciais

Equipamentos de ginástica voltados para a terceira idade, atividades diversas, como aulas de hidroginástica e alongamento, espaços para lazer com mesas para carteado, áreas verdes e até uma horta são diferenciais importantes na vida do condômino idoso. Ao mesmo tempo, a conscientização dos demais condôminos sobre o perfil desse morador ajuda a harmonizar as relações.

Como todo condômino, é importante que o idoso também participe da vida condominial, inclusive nas assembleias. Essa integração é saudável e contribui para a boa convivência entre todos no condomínio.