Pelo bairro

Gilmar: 14 anos dedicados ao Parque Monsenhor Expedito D’Ávila

Há 14 anos o Parque Municipal Monsenhor Expedito D’Ávila faz parte da vida do jardineiro Gilmar dos Santos. Funcionário do Anchieta Garden Shopping, adotante daquela unidade, ele é o responsável pela manutenção dos mais de 14,5 mil m² que ela tem, dos quais 80% são ocupados por área verde.

Habituado ao convívio com a natureza, Gilmar conhece todos os detalhes do lugar e explica que no Parque vivem várias espécies de animais. Mas, não é só dos bichos que ele entende. Pelo contrário.

Com papo agradável, o jardineiro adora receber as pessoas e falar do seu ambiente de trabalho e dá ótimas dicas sobre como ele poderia ser melhorado. “Seria bom se o Parque tivesse brinquedos para as crianças. Todos os dias, babás e mães trazem crianças pequenas e lugar para os brinquedos não falta”, ele diz, mostrando um dos locais que considera apropriado para o espaço infantil.

Orgulhoso pelo bom trabalho que realiza, Gilmar afirma que, em 15 dias, consegue lavar todo o Parque, da portaria da Avenida Bandeirantes à portaria da Praça Marino Mendes Campos. “Eu fiz essa lavação por duas vezes”, observa sobre uma tarefa que não deve ter sido das mais fáceis. Afinal, só a escadaria da unidade conta com mais de 200 degraus.

Mesmo assim, o jardineiro lamenta não poder se lançar novamente à empreitada. “Os cabos de energia foram roubados. Não tem como ligar a máquina de pressão”, justifica.

Atenta para o problema, a Amoran oficiou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), pendido a recomposição da instalação elétrica. Com isso, Gilmar poderá manter o Parque Monsenhor Expedito com o esmero que deseja.