Cidadania

Simulação das Nações Unidas no Arnaldo será aberta a alunos de todas a instituições de ensino

Buscar a paz mundial, fomentar as boas relações entre os países e promover o progresso social constituem alguns dos principais objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), que exerce influência fundamental sobre os 193 estados soberanos que atualmente a compõem, inclusive estabelecendo metas globais, com atenção sobre a saúde humana, sobre o clima, sobre o meio ambiente e sobre várias outras questões. Por tudo isso, a ONU também se apresenta como um referencial para o comportamento individual e coletivo, que merece ser valorizado no âmbito da educação formal.

Nesse sentido, nos dias 22 e 23 de setembro, será realizada o 1ª Simulação Arnaldo das Nações Unidas (SIA), com participação aberta para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio que estejam matriculados em qualquer instituição de ensino.

De acordo com a orientadora Educacional do Colégio Arnaldo, Alice Marques, o evento explorará competên cias e habilidades socioemocionais na condução das pautas. “Será possível fazer uma conexão das habilidades desenvolvidas na SIA com as necessidades dos cursos de graduação e com o mercado de trabalho”, considera Alice.

A orientadora destaca que a atividade extracurricular proposta pelo Arnaldo valorizará o protagonismo dos alunos durante o processo e trabalhará as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais como capacidade de comunicação, argumentação, conhecimento, responsabilidade e cidadania, entre outros aspectos. “Além do desenvolvimento destas competências e habilidades, o evento tem por objetivo promover valores como o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, utilizando a estratégia da simulação das sessões que acontecem na ONU, criando a oportunidade para que os estudantes encontrem soluções diplomáticas para questões relevantes nos âmbitos nacional e internacional”, explica.

O valor do investimento para participar do 1ª SIA é de R$ 70. Clique aqui para mais informações!