Cultura

A atenção com as habilidades socioemocionais na educação

Post patrocinado pelo Colégio Arnaldo

No intrincado mundo da educação, em que cada aula e cada atividade têm potencial para moldar o futuro, há uma verdade que se torna gradativamente mais evidente: não basta apenas encher os alunos com fatos e fórmulas. Também é necessário nutri-los com aspectos da vivência humana, isto é, com habilidades socioemocionais.

Além do discurso

Nesse sentido, é vital que tais habilidades estejam na essência da educação escolar. Afinal, mais do que estudantes, a escola deve preparar cidadãos prontos para encarar os desafios da vida e do mercado de trabalho.
Entretanto, segundo Eldo Pena Couto, diretor do Colégio Arnaldo e autor de livros e artigos sobre o tema, não basta dizer que uma instituição estimula as habilidades socioemocionais. “Para garantir sua efetiva implantação na rotina dos estudantes, é necessário incorporar o trabalho com as competências à matriz curricular e capacitar a equipe”, afirma.

Ele conta que o Colégio Arnaldo criou um projeto para atender a essa necessidade e, para tanto, baseou-se nas teorias dos traços de personalidade mais amplamente aceitas pelos psicólogos. A partir disso, o colégio listou competências relevantes para a comunidade escolar e relacionou-as a um conjunto de habilidades socioemocionais, a fim de desenvolver as ações pedagógicas e formativas.

O diretor elucida a relevância do trabalho socioemocional. “Devemos preparar os alunos para os diversos desafios da vida, como a gestão das emoções, os limites e efeitos da interação com o outro e com o meio, a responsabilidade com os compromissos. E tudo isso reflete na melhora do desempenho acadêmico”.

Parceria

De acordo com Eldo, a atuação da escola na educação integral do indivíduo é uma demanda das famílias e da sociedade. “Nesse mundo que se descortina com novas descobertas e diferentes interações, assegurar a forma ção e o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano — educar, portanto — é papel de todos. Precisamos unir forças para atingirmos o objetivo maior de cuidar das crianças e dos jovens em prol de uma sociedade menos superficial e mais equilibrada e feliz”, conclui o diretor.