Cidadania

A importância da mulher no surgimento do movimento Hip Hop – por Diorela Kelles

por Diorela Kelles 

O movimento Hip Hop, que hoje é uma influência cultural global, teve seu início nas comunidades urbanas do Bronx, na cidade de Nova Yorque, durante a década de 1970. E as mulheres tiveram um papel fundamental em sua contextualização e na pacificação da região. Entenda!

“Meu filho morreu pela paz”

Depois de anos de violência, uma das maiores gangues de NY, chamada Ghetto Brothers, e com mais de dois mil integrantes, iniciou um trabalho de luta por diálogos de paz.

Para isso, elegeram como seu principal pacifista, o integrante conhecido como Black Benjie, por ver nele características diplomáticas que seriam capazes de chegar em acordos com outras gangues.

O plano não durou muito tempo. Infelizmente, Black Benjie foi morto numa tentativa frustrada de dissolução de uma briga.

A situação reacende o ódio da Ghetto Brothers, que então vai em busca da mãe de Benjie para jurar vingança em nome de seu filho. “Eu não faço guerra, eu quero paz. Meu filho morreu pela paz”, explicou Gwendolyn Benjamin.

Foi quando finalmente entenderam que, a continuar brigando, nunca se veria a paz tão tentada por Benjie. E então, resumidamente, podemos dizer que houve uma reunião de gangues para estabelecer uma trégua e um convite a uma nova forma de interação: que exprimia muito mais arte que violência.

“Ajudar a comprar material escolar”

Em 11 de agosto de 1973, Kool Herc e sua irmã Cindy Campbell organizam uma festa, na avenida Sedwick, 1520, Bronx, em Nova Yorque. Ela sugeriu fazer a festa para arrecadar dinheiro para a compra de material escolar para a volta às aulas que logo aconteceria.

Com muita dança e música boa, esta é a festa que marca o nascimento do hip hop. Uma festa inventada por uma mulher com o objetivo de ajudar na educação de sua comunidade.

Até hoje, o Hip Hop segue sendo uma cultura que influencia a moda, as artes e até a configuração urbana em todo o mundo, ao invés de incitar violência. Estava criado um espaço de criatividade e paz para centenas de milhares de pessoas.

 

Siga @vistadacidade no Instagram