Meio AmbienteSem categoria

Diferença de temperatura em ruas arborizadas e sem árvores

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, o fenômeno El Niño deve durar até, pelo menos, abril de 2024. Para suportar tamanho calor, é importante que as ruas estejam minimamente arborizadas se as pessoas quiserem exercer o direito de andar pela cidade.

A diferença de temperatura entre ruas arborizadas e sem árvores pode variar e isso depende de vários fatores: clima local, o tipo de pavimento, a densidade da arborização e outros elementos urbanos.

Áreas urbanas com mais cobertura arbórea tendem a ter temperaturas mais amenas e até 10o de diferença em relação a ruas com áreas pavimentadas e sem árvores (segundo Estudo da Universidade Federal de Goiás em Goiânia).

Entre as razões para isso, estão as seguintes

Sombreamento: as árvores proporcionam sombra, reduzindo a exposição direta ao sol nas ruas. Isso pode ajudar a diminuir a temperatura do pavimento e do ar circundante.

Evapotranspiração: as árvores liberam água por meio de um processo chamado evapotranspiração, no qual a água é absorvida pelas raízes, movimenta-se através da planta e é liberada pelas folhas. Esse processo tem um efeito de resfriamento na área circundante.

Reflexão Solar: as superfícies pavimentadas, como concreto e asfalto, absorvem e retêm mais calor solar do que as superfícies naturais. Em contraste, as folhas das árvores podem refletir parte da luz solar, ajudando a reduzir o aquecimento do ambiente.

Redução do Efeito de Ilha de Calor Urbano: o Efeito de Ilha de Calor Urbano refere-se ao aumento de temperatura em áreas urbanas em comparação com áreas rurais circundantes. A presença de árvores pode mitigar esse efeito, contribuindo para temperaturas mais amenas.

Ventilação e Condições do Ar: as árvores também podem influenciar o movimento do ar, ajudando na ventilação e na dispersão de poluentes, o que pode afetar a temperatura local.

Vale notar que esses efeitos podem variar e são influenciados por fatores locais específicos. Pesquisas científicas frequentemente investigam essas relações em diferentes contextos urbanos para entender melhor como a arborização impacta nas condições térmicas nas cidades.

Mas você pode ser um agente de transformação nessa ideia!