Saúde & Qualidade de Vida

Aliviando a dor de dente

A dor é um mecanismo que o nosso corpo utiliza para informar ao cérebro que alguma coisa não vai bem em algum ponto do organismo. Quando ela surge, devemos buscar a origem do problema e os meios para solucioná-lo o mais rápido possível, o que, em grande parte das vezes, deve acontecer sob a orientação ou pela intervenção direta de um profissional de saúde.

No caso de uma dor de dente, ela pode sinalizar a presença de uma cárie, de uma retração da gengiva, a existência de uma infecção e, consequente, de uma inflamação ou, ainda, apontar algum problema de mordida, a ocorrência de algum trauma ou outro problema na boca. Qualquer que seja o motivo, sendo a dor persistente ou muito intensa, a melhor medida a ser adotada é procurar um dentista o quanto antes.

Porém, quando o atendimento odontológico não pode ser imediato, podemos recorrer a alguns paliativos emergenciais, que ajudam a aliviar a sensação dolorosa até que ele acontença.

Medicação, desde que orientada por um profissional

Buscar logo um analgésico para aliviar a dor é um hábito muito comum, mas que pode oferecer sérios riscos à saúde. De fato, esta até pode ser uma alternativa, desde que a indicação do tipo de analgésico seja feita por um médico ou pelo dentista. Portanto, antes de tomar qualquer remédio, é importante ligar para um profissional, de preferência para alguém que conheça o seu histórico clínico, e fazer um relato do quadro existente.

É preciso considerar que mesmo os analgésicos mais comuns — como o paracetamol e a dipirona — podem ser contraindicados para pessoas que sejam sensíveis ou alérgicas à formulação ou que apresentem outros quadros clínicos de risco, o que exige um conhecimento prévio desta condição. Além disso, vale lembrar que essas substâncias costumam remediar as dores mais leves e têm efeito por tempo limitado.

Anestésicos locais — como pomada de benzocaína ou xilocaína — ajudam a anestesiar os nervos juntos do dente, permitindo um alívio muito rápido da dor. Contudo, valem as mesmas observações feitas anteriormente sobre os riscos que essas drogas podem apresentar para determinadas pessoas.

Uma situação ainda mais preocupante é o uso indiscriminado de anti-inflamatórios, que realmente podem aliviar a dor e até tratar a inflamação. Porém, como existem vários riscos associados aos anti-inflamatórios — como o de provocar doenças hepáticas e gástricas, entre outros —, é essencial que eles sejam prescritos com muito critério.

Soluções caseiras

Considerando que é arriscado tomar algum remédio por conta própria e diante da impossibilidade de conversar com um profissional de saúde, ainda é possível recorrer a algumas soluções caseiras que também podem surtir bons resultados. Confira algumas sugestões!

Água morna e sal

Esta mistura tão comum, que pode ser providenciada em qualquer lugar, surte um efeito muito rápido sobre os quadros inflamatórios. Isso acontece por que o calor gerado no local promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e ajudando a descongestionar a região inflamada. Enquanto isso, a água combinada com o sal promove a limpeza do local inflamado, diminuindo a quantidade de bactérias que estejam acumuladas ali.

Gelo

Com efeito oposto ao calor, o frio provoca a contração dos vasos, reduzindo o fluxo sanguíneo no local. Por um isso, em situações menos graves, chupar uma pedra de gelo ou fazer compressa com uma bolsa gelada pode trazer alívio para a dor de dente e desinchar a região.

Porém, quando há a exposição da raiz pela gengiva retraída, tanto o frio quanto o calor podem causar dor ainda mais intensa. Nesta situação, até que o tratamento odontológico seja possível, o melhor a se fazer é evitar que o local tenha contato com alimentos e com bebidas quentes ou geladas.

Alho, própolis e cravo-da-índia

Como paliativos, você também pode recorrer ao alho, ao própolis e ao cravo-da-índia, que têm função bactericida e anti-inflamatória. O alho pode ser mascado ou esfregado no local dolorido, fazendo com que seja liberada a alicina, a substância que apresenta os efeitos curativos. A solução alcoólica ou aquosa de própolis pode ser pingada diretamente no local dolorido.

O cravo-da-índia, por sua vez, também pode ser mascado ou utilizado em óleo, mas com muito cuidado. O contato direto com a mucosa da boca pode provocar uma irritação bastante dolorosa. Portanto, masque apenas um por vez e no máximo três ao dia. O óleo deve ser pingado em um chumaço de algodão para ser aplicado no local da dor.

Mas, atenção: por melhores que sejam os resultados dos paliativos eles não substituem a visita ao dentista, que deve acontecer assim que possível.