Tecnologia

WhatsApp para o seu negócio, com telefone fixo e na tela do computador

O WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação praticamente indispensável nos dias de hoje e os números não deixam dúvidas quanto a isso. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em fevereiro de 2020 pela Infobi, empresa especializada em comunicação via WhatsApp, 99% dos smartphones hoje existentes no Brasil têm o aplicativo instalado. Esse dado se torna ainda mais expressivo quando consideramos o levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado no último mês de junho, que atesta que o país conta com 234 milhões de aparelhos desse tipo. Ou seja, atualmente existem mais de 230 milhões de contas brasileiras no WhatsApp, o que supera o número de habitantes do país.

De fato, muitas pessoas possuem aparelhos com mais de um chip ou mais de um aparelho, o que permite que elas utilizem contas distintas do aplicativo de mensagem. Porém, as funcionalidades do WhatsApp, cada vez mais, também estão conquistando o meio empresarial, sobretudo nas pequenas organizações que buscam manter contato mais estreito com o público que atendem.

WhatsApp Business

Para suprir esta necessidade, existe o WhatsApp Business, aplicativo que também é gratuito e que foi desenvolvido com foco sobre os pequenos negócios. O app permite que uma empresa ou uma instituição se conecte com seu público de maneira direta e objetiva, dando destaque as produtos ou serviços que oferta. Assim, é possível responder de maneira prática e rápida às dúvidas que eventualmente possam surgir.

Pelo WhatsApp Business, por exemplo, é possível divulgar catálogos de produtos e serviços e realizar promoções. Ferramentas especiais permitem ainda automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens recebidas.

Funcionalidades, inclusive no telefone fixo e no computador

Por meio de um perfil comercial que deve ser criado especialmente para ser utilizado no WhatsApp Business, também são divulgadas informações úteis para os clientes, como endereço, descrição do negócio, e-mail e site da organização. Ainda, é possível disparar mensagens automáticas, que informarão, por exemplo, horários de atendimento, e saudações padronizadas para os primeiros contatos.

Outro recurso muito útil está na possibilidade de vincular a conta do WhatsApp Business a um número fixo e visualizar as mensagens pelo computador. Pra isso, basta instalar o aplicativo em um smartphone e, na hora de se inscrever e criar uma conta, solicitar o envio do código de ativação por chamada. Assim, o serviço automático do app fará a ligação para informar código de seis dígitos, que será digitado na hora do cadastro.

Quando o WhatsApp Business está sendo habilitado, no primeiro momento ele sugere o uso do número do chip instalado no telefone, que deve ser substituído pelo número fixo. Para tanto, basta selecionar a opção “Usar outro número”, exibida no final da tela. Em seguida, o usuário deve digitar o número fixo — mantenha o código internacional de chamadas, que, para o Brasil é 55, e inclua o código de área. Na sequência, o WhatsApp fará a tentativa de enviar o código por SMS e avisará que não foi possível. Então, basta tocar em “Ok” e selecionar a opção “Me ligue”.

O código de seis dígitos que será informado por mensagem de voz deve ser digitado no celular, a fim de concluir o cadastro. Para utilizar o aplicativo no computador basta acessar o WhatsApp Web pelo próprio equipamento e, com o celular, fazer a leitura do QR Code que será exibido na tela. A partir daí as mensagens passarão a ser exibidas diretamente no PC.

Ainda, é possível baixar o aplicativo na versão para computadores, disponível para Windows e Mac.