Cidadania

Institutos de meteorologia alertam: “forte onda de calor em fevereiro” é informação falsa

Mais uma notícia sem qualquer fundamento vem causando algum alvoroço nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Desta vez, o alerta vem de alguém que assina como “Elisa Lemos” e que diz que o mês de fevereiro será o mais quente desde que foram iniciados os registros de temperaturas. Para dar um ar de credibilidade à sequência de invencionices, o autor ou autora da mensagem cita como fonte o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estaria omitindo a informação da população para não causar pânico.

Querendo criar sensação ainda maior para o alerta, a mensagem diz ainda que será necessário ter um cuidado especial com crianças, idosos e pets, principalmente no “equinócio de cinco dias”, que ocorrerá dentro em breve. De fato, ter maior atenção com pessoas mais frágeis e com animais domésticos em tempo de calor é sempre conveniente. Porém, essa ideia de “equinócio de cinco dias” é completamente absurda e, logo de cara, revela a falsidade do conteúdo.

Afinal, como é de conhecimento geral, o equinócio é um fenômeno que ocorre em dois dias do ano, que estão bastante afastados um do outro —normalmente em 21 março e em 23 de setembro, quando, no hemisfério sul, dão início ao outono e à primavera respectivamente. Mas, para confirmar que a mensagem é completamente falsa, o próprio Inmet publicou uma nota, desmentindo a notícia.

Aliás, ao contrário do que a mensagem diz, os meteorologistas preveem que o calorão dos últimos dias deve começar a melhorar bastante no Sudeste já nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, uma frente fria deve começar a avançar sobre a região na sexta-feira, 5, abaixando a temperatura.

Abaixo, a íntegra da mensagem falsa

Atenção :Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro. A defesa civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas segundo Inmet( Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial. Muita água. Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite…E detalhe , não há previsão para um dia sequer de chuva. A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia.. Fica a dica. Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário. Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários.

*ATENÇÃO* O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h até as16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador. Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 3 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação. Tome banhos frios o mais frequente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes. A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela pode derreter, está em um nível perigoso. Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa. A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada. Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação. Por favor, divulgue ao máximo Elisa Lemos