Cidadania

Quer visitar um parque no final de semana? Então, não perca tempo. Os agendamentos começam na terça-feira!

Se você está pensando em passear com a família ou com os amigos em um dos parques municipais da cidade, é bom começar a tomar as providências logo no início da semana. Isso porque, em função da pandemia, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) definiu normas rígidas de funcionamento das unidades que foram liberadas para a visitação em fevereiro.

Com isso, quem pretende curtir algumas horas de descanso junto à natureza, precisa garantir os ingressos com antecedência. Também é preciso prestar muita atenção nas regras de funcionamento que estão sendo praticadas.

Emissão de ingressos com antecedência

A começar pelos dias de visitação, que, segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), foram alterados. Diferente dos tempos de normalidade, quando os parques fecham para manutenção às segundas-feiras e ficam abertos no restante da semana, as unidades liberadas ao público estão sendo abertas somente de quinta a domingo. O horário permanece o mesmo: de 8h às 17h, com exceção do Parque do Paredão da Serra do Curral, no Mangabeiras, que fecha às 16h.

Além disso, cada parque permite o acesso de um número reduzido de visitantes, que é definido de acordo com as características da unidade. As visitas só são permitidas para quem tiver em mãos um ingresso, que deve ser emitido com antecedência.

Cobrindo a boca e o nariz com uma máscara e cumprindo as regras estabelecidas pela PBH, é possível usufruir de momentos agradáveis nos parques que estão abertos na cidade. Como o Amílcar Viana Martins, no Cruzeiro (Foto: Carlos Alberto Rocha)

O agendamento das visitas e a emissão de ingressos devem ser realizados pela internet, de terça a sexta, de acordo com a programação abaixo:

  • para as visitas às quintas, ingressos disponíveis a partir de terça, entre 8h e 8h30;
  • visitas às sextas, ingressos disponíveis a partir de quarta, entre 8h e 8h30;
  • visitas aos sábados, ingressos disponíveis a partir de quinta, entre 8h e 8h30;
  • visitas aos domingos, disponíveis a partir de sexta, entre 8h e 8h30.
Poucos visitantes, com regras e uso de máscara obrigatório

Ainda que os parques configurem áreas abertas, que dificultam a transmissão do vírus entre os frequentadores, a fim de reduzir ainda mais o risco de contágio pela Covid-19, o número de visitantes permitido a cada dia está bastante reduzido, se comparado ao que normalmente as unidades podem receber. Desta forma, no Parque das Mangabeiras, por exemplo, a FPMZB permite que entrem apenas 800 pessoas a cada dia de visitação, enquanto no Paredão da Serra o limite é de 400 visitantes por dia.

Ao mesmo tempo, para que não exista risco de aglomerações, a FPMZB não está aceitando agendamento de qualquer tipo de evento. Entretanto, os piqueniques estão liberados, desde que respeitem o limite de no máximo quatro pessoas por grupo.

Além de contemplar a natureza e de ler um bom livro à sombra de uma árvore, também estão permitidas as caminhadas e as práticas esportivas e de ginásticas individuais. Para quem prefere a música a ouvir o canto dos pássaros, é indicado o uso de fones de ouvido, indispensável para não interferir no sossego dos animais e dos outros visitantes.

Vale destacar que a entrada e a permanência nos parque só é permitida a quem estiver usando máscara de forma devida. Ou seja, cobrindo a boca e o nariz. A FPMZB recomenda ainda que as visitas sejam evitadas por mulheres grávidas, idosos com mais de 60 anos e por pessoas consideradas no grupo de risco de agravamento da Covid-19, caso o vírus seja contraído.

Sem agendamento

Alguns parques municipais de menor porte permanecem fechados, como no caso do Julien Rien, no Anchieta, e do Mata das Borboletas, no Sion. Outros, como o JK, no Sion, e o Amílcar Viana Martins, no Cruzeiro, continuam funcionando sem a necessidade de agendamento para a visita.

O Parque Municipal Amílcar Viana Martins, no Cruzeiro, oferece uma bela vista da cidade (Foto: Carlos Alberto Rocha)

Além disso, existem mais parques da cidade — como o Rosinha Cadar, no Santo Agostinho, e o Parque Mosteiro Tom Jobim, no Luxemburgo, entre outros —, cuja visitação também está liberada sem a necessidade de agendamento. Ainda assim, em todos eles os frequentadores devem seguir as regras definidas pela FPMZB.

Agende a sua visita

Exceto o Zoológico e o Jardim Botânico, que cobram pela entrada, as visitas aos parques municipais da cidade continuam gratuitas. Seguem os links para o acesso às plataformas de agendamento das visitas aos parques do Mangabeiras e aos de maior destaque na cidade.

Para mais informações sobre a reabertura dos parques municipais de Belo Horizonte, clique aqui.