Programa gratuito de engajamento digital para estabelecimentos e empreendedores de alimentação de BH

O engajamento digital é um conceito que vai muito além da publicação de imagens e de informações nas redes sociais e que também ultrapassa as curtidas que as pessoas mais próximas possam marcar em uma publicação. De fato, trata-se de uma comunicação mais completa, que pretende interação com o conteúdo publicado, ou seja, que de fato haja um engajamento com o que está sendo comunicado.

Pelo ponto de vista do marketing, esse resultado é extremamente importante, oferece a um negócio ou a uma marca a oportunidade de se comunicar diretamente com o seu consumidor real ou potencial. Contudo, para que isso aconteça, é preciso adotar as estratégias corretas.

Consultoria

Para dar um suporte gratuito aos bares, restaurantes, lanchonetes, mercados, queijarias, empórios, chefs de cozinha e outros produtores domésticos da gastronomia, a Belotur firmou uma parceria com o Sebrae-MG e está promovendo o Programa de Reputação e Engajamento Digital da Gastronomia de Belo Horizonte, que visa oferecer um relatório personalizado para os estabelecimentos e para os empreendedores. Desta forma, espera-se que eles consigam melhorar a avaliação de seus negócios nos meios digitais, melhorando assim a interação com a clientela e, consequentemente, incrementando as atividades.

“Sabemos que mais de 80% dos clientes fazem suas escolhas pelas avaliações na interne, e empresas com boa reputação digital são mais lembradas pelo consumidor. Esse programa chega em um momento crucial para a retomada da nossa economia, podendo atender até 200 estabelecimentos de alimentação de forma personalizada”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Para o analista Renato Lana, do Sebrae-MG, os negócios na gastronomia melhoram quando o relacionamento com os clientes busca entender o que eles desejam, proporcionado experiências que possam ser lembradas e que fortaleçam os vínculos. “Além de melhorar a visibilidade e fortalecer a marca, é possível despertar no cliente o desejo de consumir cada vez mais”, considera Lana.

Reputação digital

A reputação digital é a forma como uma pessoa ou uma empresa é percebida na internet. Com base nos conteúdos — que são as notícias, os artigos, vídeos e imagens publicadas — e nas interações que são geradas com o público — as avaliações, opiniões e comentários — é construída a reputação de uma marca na web.

Portanto, a fim de avaliar, monitorar e promover melhorias na imagem das marcas, todo esse processo precisa ser gerenciado. Utilizando uma metodologia que pontua de 0 a 5 as avaliações nas diferentes redes sociais, é possível avaliar o desempenho que determinado estabelecimento está obtendo.

Inscrições

Para participar do Programa o estabelecimento deve ter sede em Belo Horizonte e estar funcionando. Mesmo se não houver presença nas redes digitais, será dado o suporte para a criação de um perfil, que posteriormente será analisado. Após esta análise será entregue aos participantes um relatório contendo o diagnóstico da reputação digital atual, com instruções sobre como é possível melhorá-la para que as vendas sejam impulsionadas.

As inscrições para o Programa de Reputação e Engajamento Digital da Gastronomia de Belo Horizonte estão abertas até 30 de março. Interessados devem enviar e-mail para renato.lana@sebraemg.com.br ou pelo WhatsApp .