Saúde & Qualidade de Vida

Cinco sinais que podem indicar que você precisa usar aparelho nos dentes

O aparelho ortodôntico cumpre papéis importantes tanto pelo ponto de vista estético quanto na correção de problemas de mordida. Mas, em quais situações o recurso é realmente necessário?

Confira a seguir cinco sinais que podem indicar a necessidade do uso de aparelho.

1. Posicionamento

O mau posicionamento dos dentes — que estejam tortos ou apinhados, popularmente conhecidos como “encavalados” — é um dos principais indícios de que o paciente precisa passar por um tratamento ortodôntico que inclua o uso de aparelho. Os benefícios não são só estéticos. A medida acaba favorecendo a saúde bucal como um todo.

Isto porque, quando os dentes são mal posicionados na arcada em geral surge dificuldade em fazer uma higiene bucal adequada, o que facilita a incidência de cáries e de mau hálito e até o desenvolvimento de doenças periodontais. Essas condições levadas ao extremo podem acarretar problemas mais complexos e até levar à perda de dentes.

2. Afastamento entre os dentes

Há situações em que os dentes não estão tortos, mas apresentam um afastamento considerável entre eles, o que tecnicamente é conhecido como diastema. Além de criar um problema estético, com o tempo, o afastamento tende a progredir e a provocar o apinhamento dos dentes em outras regiões da boca, o que remete à condição anterior do mau posicionamento da dentição. Se o diastema ocorre nos dentes anteriores, ocorre de eles empurrarem os posteriores, ocasionando defeitos no posicionamento. Ou, ao contrário, uma vez que também é possível que os dentes posteriores muito afastados interfiram na posição dos anteriores. Portanto, qualquer que seja a situação, o tratamento ortodôntico dos dentes separados serve também como prevenção para os dentes tortos.

3. Condição da mordida

A má oclusão, ou seja, o encaixe errado da arcada dentária superior com a arcada inferior nem sempre é percebida pelo paciente. Porém, quanto antes o problema for corrigido, melhor para o será e os aparelhos ortodônticos costumam ser a alternativa mais indicada pelos dentistas para que esta correção seja feita. Os aparelhos são implantados após uma avaliação que definirá o tipo de mordida que o paciente apresenta, para, a partir desta definição, partir para a indicação do aparelho correto para aquele caso específico.

4. Dificuldades na fala e na mastigação

A má oclusão pode causar problemas na fala, na mastigação e até na digestão do paciente. Contudo, muitas vezes estas consequências não são associadas a algum transtorno odontológico, o que, eventualmente, pode ser detectado em uma consulta médica. Contudo, o diagnóstico preciso e a indicação do aparelho ortodôntico mais apropriado pelo caso deverão ser realizados pelo dentista.

5. Dores diversas

Dores de cabeça ou na mandíbula e até dores de ouvido também podem ser indícios do desalinhamento das arcadas dentárias. Como esse desalinhamento exige um esforço incorreto das articulações, podem surgir interferências em outras áreas, o que causa a sensação dolorosa, que, em determinadas condições, pode chegar a ser bastante intensa. Esta também é uma situação que pode ser corrigida pelo ortodontista com o uso de um aparelho apropriado.

Portanto, diante de qualquer desses sinais, você deve procurar o seu dentista analisar a sua condição e, conforme o caso, indicar o tratamento mais apropriado.

 

Oferecimento