Meio Ambiente

O descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos pode render bilhões de dólares

por Carlos Alberto Rocha*

Enquanto a família se alegra com a chegada da TV 8 k, a indústria já desenvolveu a tela com resolução em dobro, 16 k. O smartphone mais moderno de 2020 está sendo ultrapassado pelos lançamentos de 2021. Festejado há pouco mais de um ano pelas inovações que oferece, o processador i9, da Intel, está longe de ser obsoleto, mas em alguns quesitos foi superado por versões posteriores, que já incluem uma décima geração. E assim caminha a tecnologia.

Aliás, foi o químico americano Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, que, em 1965, publicou a famosa Lei de Moore, que vaticina que, a cada 18 meses, os processadores dobrarão a capacidade de processamento, mantendo o mesmo valor de produção. Mas não são só esses componentes que evoluem. Quanto mais avançada se torna a tecnologia, mais rapidamente surgem novos avanços, nos mais variados segmentos.

Assim, com uma velocidade cada vez maior, a cada piscar de olhos, a indústria de equipamentos eletroeletrônicos lança novos aparelhos, mais eficientes e sofisticados que os antecessores, o que é ótimo. Afinal, assistir a um filme numa tela com alta definição e som bem equilibrado é uma experiência muito mais agradável que a proporcionada pelas TVs com tubos de imagem do passado, por exemplo.

Tudo se transforma

Usufruir das vantagens tecnológicas é algo desejável e até necessário em muitas situações. Até aí, tudo bem. Mas, o que fazer com os aparelhos que se tornam ultrapassados ou que se estragam, sem conserto?

Para quem pensa que a via de consumo tem mão única, a resposta para o dilema dos equipamentos que já não servem mais é muito simples: “jogar fora!”, é o que dizem. Mas, há um grande defeito nesse raciocínio. Afinal, se pensarmos em termos de “planeta Terra” não existe um “fora”, onde o que não nos interessa mais possa ser jogado.

Todos os resíduos que produzimos permanecem aqui, seguindo o que diz outro célebre vaticínio, o da fatídica lei de conservação da matéria de Lavoisier, que todo mundo sabe na ponta da língua: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Em obediência ao que é inevitável, há décadas, os equipamentos elétricos e eletrônicos que um dia foram modernos e cobiçados e que com o passar do tempo vão se tornando ultrapassados estão se transformado em um tipo de resíduo que acumula em pilhas gigantescas e perigosas.

53,6 milhões de toneladas

De acordo com o Global E-waste Monitor 2020 (Monitor do Lixo Eletrônico Global) — um levantamento de entidades internacionais que incluem a Universidade das Nações Unidas (UNU) e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês) e conta com a contribuição da Organização Mundial de Saúde (OMS) — , em 2019, o mundo gerou a bagatela de 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. Um recorde, que representa 21% a mais do que a geração registrada em 2014 e equivale ao peso de mais de 49 mil estátuas do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

A maior parte desse resíduo poderia ter sido reciclada, com grande ganho ambiental e financeiro. Segundo a ISWA, todo o material descartado, que inclui ouro, cobre e outros metais, tem valor estimado em US$ 57 bilhões. Contudo, apenas 17,4% do volume total de eletroeletrônicos inservíveis receberam destinação adequada.

O restante continua empilhado em um lugar qualquer, sem receber armazenamento devido, o que é extremamente arriscado.

Danos à saúde e ao planeta

Grande parte dos materiais utilizados na produção de equipamentos eletroeletrônicos oferece graves riscos ao meio ambiente e, consequentemente, à vida de todos os seres vivos. Inclusive à nossa. Um exemplo terrível vem dos metais pesados —mercúrio, níquel, chumbo e cádmio — que estão presentes em vários componentes dos aparelhos e que são extremamente prejudiciais à saúde.

Há também outros elementos químicos agressivos ao meio ambiente que entram na fabricação de produtos diversos que merecem atenção. Como o gás freon, de geladeiras e de aparelhos de ar condicionado mais antigos, que prejudica a camada de ozônio. Por isso, saiu de circulação no mundo todo, inclusive no Brasil, onde não é utilizado desde 2003. Porém, mesmo o gás substituto, o R22, que não é inteiramente inerte para o ozônio e apresenta alto potencial de retenção de calor, oferece contribuição significativa para as alterações climáticas  e tem sido menos utilizado na produção de aparelhos fabricados em países desenvolvidos.

De acordo com a ISWA, 0,3% das emissões globais de gases de efeito estufa em 2019 foi proveniente apenas do descarte incorreto de geladeiras e de aparelhos de ar condicionado.

Consumo consciente

Resistir às tentações da tecnologia nem sempre é fácil ou possível, uma vez que os benefícios que aparelhos mais eficientes proporcionam são inegáveis. Entre outros aspectos, eles aumentam o conforto, facilitam as rotinas diárias, melhoram as formas de entretenimento e a produtividade no trabalho. Contudo, nada impede que a consciência aja nas decisões de consumo.

Por exemplo, antes de adquirir um produto novo, não há nenhum problema em considerar se ele é realmente necessário ou se a compra não será impulsionada apenas por um estímulo consumista. Se de fato os ganhos com o novo equipamento forem reais e justificáveis, também é preciso pensar no que fazer com o aparelho que será substituído.

Fim de linha

Se um aparelho antigo ainda estiver em condições de uso, a venda ou a doação são as melhores alternativas. Claro! Contudo, há momentos em que o equipamento se torna completamente obsoleto ou apresenta um defeito irreparável, o que exige que ele seja descartado.

Quando chega essa hora, a única solução racional é enviar o equipamento inservível para alguma empresa que dê a destinação correta para esse tipo de resíduo. Felizmente, em Belo Horizonte existem aquelas que fazem a coleta domiciliar sem custo nenhum (confira abaixo três dicas).

Mineração urbana

Na hora de fazerem o desmonte, em geral, as empresas especializadas nesse segmento obedecem às regras de segurança indicadas para o manuseio dos componentes. Assim, sem oferecer risco ao meio ambiente, elas conseguem reaproveitar materiais diversos, que retornarão para a indústria de reciclagem ou que serão negociados diretamente no mercado. Ouro, cobre e alumínio, por exemplo, são metais com alto valor agregado que podem ser retirados de aparelhos descartados e vendidos à indústria.

Isso significa que, além de evitar os danos ambientais, a destinação correta do resíduo eletroeletrônico representa geração de riqueza, permitindo o desenvolvimento de uma atividade econômica definida como “mineração urbana”. Para termos uma ideia do que esse mercado significa em termos de valores, basta dizer que, de acordo com o Global E-waste Monitor 2020, o Brasil produziu 2,143 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico em 2019, o que corresponde a cerca de 4% do total gerado mundialmente.

Ou seja, o resíduo eletroeletrônico brasileiro tem valor de mercado de US$ 2,28 bilhões! Entretanto, um relatório da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, que foi apresentado ao Senado Federal em 2019, indica que apenas 2% dos resíduos eletrônicos brasileiros são devidamente aproveitados. Com isso, uma verdadeira fortuna está sem nenhum proveito e, o que é pior, agravando o problema ambiental.

Portanto, se for inevitável trocar os seus aparelhos eletroeletrônicos, não deixe de dar a destinação adequada aos antigos. Confira a seguir um vídeo da ativista Annie Leonard, de 2010, mas que ainda é bastante oportuno.

  • Para legendar o vídeo no YouTube, clique na engrenagem indicada pela seta vermelha na imagem abaixo, que fica na extremidade direita da tela de exibição.

 

    * Carlos Alberto é jornalista e especialista em Educação Ambiental

Uma dica

Para mais informações sobre os temas abordados nessa matéria, acesse os links disponíveis ao longo do texto. Eles remetem às fontes utilizadas aqui. 

Uma dica: os artigos fora da página do Comunidade Ativa que não estiverem em português podem ser traduzidos automaticamente pelo navegador pelo seu navegador. Pra isso, basta clicar com o botão direito em qualquer ponto do texto a ser traduzido e escolher a opção “Traduzir para o português”.